Durante a plenária de encerramento, o secretário-geral do ANDES-SN fez a leitura da Carta de Santa Maria, que traz uma síntese das ações para o próximo período
Além da avaliação e atualização do plano de lutas geral e dos setores, os delegados aprovaram uma agenda com atividades que serão trabalhadas ao longo do segundo semestre, com ações previstas já para o início de agosto. Como primeiros desafios, estão a organização do dia 6 de agosto nos estados e no Distrito Federal, contra o chamado Projeto de Lei das Privatizações (PL 4330) – que permite a terceirização das atividades fim das empresas e instituições públicas, em articulação com outras entidades; e a convocação feita pelas oito centrais sindicais e movimentos sociais para um dia de greves, paralisações e mobilização geral em todo o país no dia 30 do mesmo mês. “Para dar concretude ao calendário de mobilizações, precisamos da agilidade das Seções Sindicais nas ações, mas sem atrapalhar a nossa forma organizativa”, afirmou Marinalva.
Para alcançar os resultados esperados, a presidente do ANDES-SN ressaltou a necessidade de se ampliar a organização da categoria, e de levar a campanha de sindicalização para cada local de trabalho. “Temos que apresentar aos novos professores e aos que não são filiados a nossa proposta de universidade, que consta no Caderno 2 atualizado no Congresso, e ampliar a nossa base para fortalecer o nosso sindicato. Este é o grande desafio, só assim conseguiremos vitórias”.
“Saímos daqui com muita satisfação e certeza que demos conta de discutir todas as resoluções propostas no Conad. Os debates nos grupos foram riquíssimos. Vamos voltar para as nossas Seções e afirmar aos nossos companheiros que um a mais é muito mais”, concluiu Marinalva, fazendo referência ao mote da campanha de sindicalização do ANDES-SN.
A sensação de dever cumprido também foi ressaltada pelo presidente da Sedufsm, Rondon de Castro, durante a plenária de encerramento no início da tarde deste domingo (21). Emocionado, o professor agradeceu a presença e empenho de todos os participantes no Conselho de ANDES-SN, e também das pessoas que trabalharam na organização do Conad.
Carta de Santa Maria
Durante o encerramento, o secretário-geral do ANDES-SN, Márcio de Oliveira, fez a leitura da Carta de Santa Maria, documento que sintetiza as deliberações do 58º Conad. O texto discorreu sobre as deliberações do Conad e sobre os desafios para o próximo período.
MoçõesNa plenária de encerramento, foram aprovadas 13 moções. Entre as motivações, estão o repúdio à repressão policial e criminalização dos movimentos sociais durante as manifestações do último mês; o apoio à greve dos estudantes do curso de cinema e audiovisual da UFPA; e o repúdio ao uso da força policial para desalojar os estudantes que ocuparam o prédio da Reitoria da Unesp em São Paulo.
Apoio ao movimento de Santa Maria do Luto à Luta
Em agradecimento ao apoio dado pelo ANDES-SN na luta por justiça na tragédia da Boate Kiss, o representante do Luto à Luta, Flávio da Silva, presenteou a presidente do ANDES-SN com uma camiseta do movimento. “Em nome do movimento e todos os pais e parentes das vítimas e sobreviventes da tragédia, agradeço ao ANDES-SN e demais entidades que participaram deste evento pela demonstração de solidariedade e pela homenagem feita com a caminhada. Peço que continuem nos dando apoio e se manifestando em favor da nossa causa”. Marinalva reafirmou o apoio do Sindicato Nacional ao movimento. “O ANDES-SN está junto nessa luta por condições e direitos
básicos para a população e por justiça, por cada um desses jovens que teve o sonho interrompido de forma brutal, em nome do capital e do lucro. Sintam-se acolhidos por nós enquanto Sindicato Nacional. Muita força na luta”.
Números do 58º Conad
Realizado em Santa Maria entre 18 e 21 de julho, o Conselho do ANDES-SN contou com a participação de 53 Seções Sindicais, 49 delegados, 77 observadores, 34 diretores e dois convidados.
Fonte: Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior- ANDES-SN
Data: 21/07/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário