sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Seminário debaterá articulação entre ensino superior e outros níveis de ensino

O ANDES-SN promoverá nos dias 27 e 28 de outubro, em Salvador, o 2º Seminário Estado e Educação. “Com esse evento, queremos ampliar o debate sobre as políticas do Estado para a educação, para que possamos intervir de forma mais crítica nas políticas governamentais para o setor”, explica o 3º tesoureiro do ANDES-SN, João Negrão, que faz parte do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) e está na organização do evento.

O seminário será dividido em três mesas. A primeira, na manhã do dia 27, terá como tema a “Articulação entre educação superior e educação básica e tecnológica na perspectiva da formação docente”. As palestrantes serão a Celi Zulke Taffarel (UFBA) e Mauro Titton (UFSC).
“O Censo do Ensino Superior, divulgado nesta terça-feira (16), mostrou que diminuiu a procura pelas licenciaturas. Isso é muito preocupante, pois significa que as pessoas estão desistindo da sala de aula. Temos de nos debruçar sobre essa realidade”, raciocina Negrão.
A segunda mesa, no horário da tarde, debaterá a “Articulação entre educação superior e educação básica, técnica e tecnológica e as políticas de Estado na perspectiva do Plano Nacional de Educação”. Esta mesa terá como palestrantes as professoras Lighia Matsushique (USP) e Laura Fonseca (UFRGS). “Temos de debater com a sociedade que os 10% para a educação estão previstos para entrar em vigor em 2023 e, se a sociedade não pressionar, daqui a dez anos não teremos alcançado nem os 7%, que estava ser previsto para ser alcançado em 2010. Neste seminário, vamos debater o PNE nessa perspectiva”, argumenta o diretor do ANDES-SN.
A terceira mesa, na noite do dia 27, debaterá o “Papel da EAD nas políticas de Estado”. Os debatedores serão os professores Gildásio Guedes (UFPI) e Raquel Barreto (Uerj). “O Censo mostrou que o Ensino à Distância cresceu 14,7% em 2011, contra 5,7% do crescimento total do ensino superior. Infelizmente, o governo tem optado por privilegiar este tipo de ensino, alijeirado e sem qualidade”, criticou Negrão.
No domingo, dia 28, haverá a plenária de encerramento. O seminário será realizado no Instituto de Geociências, no campus de Ondina da UFBA. A participação é aberta a todos, estudantes e professores, filiados ou não ao ANDES-SN.

Acesse o folder aqui.

Fonte: ANDES-SN                                                                   Data: 18/10/2012

Nenhum comentário: