sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

SINDIFPI ENCAMINHA AÇÕES PARA GARANTIR A MATRÍCULA DOS/AS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO MÉDIO NAS IES

No último dia 11/01, segunda-feira, o SINDIFPI esteve na Pró-Reitoria de Ensino do IFPI para propor encaminhamentos sobre a situação dos/as estudantes do Ensino Médio Integrado que farão a inscrição no SISU.






















Na reunião, estiveram presentes coordenadoras estaduais e o assessor jurídico do SINDIFPI, além de representantes dos/as estudantes das turmas de 4º ano do campus Teresina-Zona Sul. A PROEN foi representada por Orideia Lima, que expôs os impedimentos legais à certificação antecipada dos/as estudantes.

Os estudantes expuseram as dificuldades a serem enfrentadas pela exigência do certificado no momento da matrícula nas IES, que não poderá ser obtido no prazo estipulado para as matrículas. A Coordenação do SINDIFPI propôs uma reunião entre PROEN do IFPI e a Pró-Reitoria de Ensino da UFPI para que esta se comprometa a garantir a matrícula dos/as estudantes aprovados/as no SISU mediante declaração do IFPI com a data de conclusão dos cursos e emissão dos certificados.

A reunião entre a PROEN-IFPI, a PREG-UFPI e o SINDIFPI ocorrerá na próxima segunda, 18/01, na UFPI, às 16 horas. (O SINDIFPI solicitou a participação da Defensoria Pública da União e do Ministério Público Federal na reunião).

Esses encaminhamentos objetivam uma solução administrativa para o problema, uma vez que a solução judicial deve ser o último recurso nestes casos, em virtude da incerteza sobre as ações judiciais envolvendo o tema.

Os/as estudantes devem ficar atentos/as aos canais de comunicação do SINDIFPI (Blog e Facebook) para se informar sobre o resultado das reuniões e sobre os procedimentos necessários à matrícula na IES para a qual tenham sido aprovados/as.

Nenhum comentário: