PAUTA LOCAL DA GREVE 2015

As pautas abaixo foram elaboradas pelos docentes, estudantes e técnicos em greve do IFPI, e sistematizadas pelos comitês locais e o Comando Estadual de Greve do SINDIFPI.
O documento foi protocolado na reitoria no dia 17 de julho, juntamente com uma proposta de calendário de reuniões das diretorias gerais e reitoria com a representação, docente, estudantil e de técnico-administrativos de cada um dos campi em greve.






PAUTA LOCAL DE REIVINDICAÇÕES DA GREVE DO IFPI 2015

PAUTA Geral DO IFPI

I – DIMENSÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA
    
§ Suspensão do Calendário letivo dos campi que estão em greve;
§ Realização de um fórum com a participação da Reitoria, PROEN, PROEX e PROPI, diretorias de ensino dos campi e SINDIFPI para a reformulação da Resolução n° 39/2010.
§ Garantir que o preenchimento do PSAD reflita efetivamente as atividades desenvolvidas pelos docentes, evidenciando a carga horária real desempenhada pelos docentes sem que os mesmos sejam obrigados a omitir a sua real jornada de trabalho;
§ Implementação e funcionamento regular dos Colegiados de Cursos, com o efetivo exercício de suas atribuições regimentais, e respeito às suas deliberações.
§ Reformulação da organização didática do IFPI, construída de forma democrática, com a participação efetiva da comunidade (professores, estudantes e técnicos);
§ Realização de uma Estatuinte para reformulação do Regimento Geral.
§ Criação de Coordenações organizadas por áreas do conhecimento e do Ensino Médio Integrado ao Técnico nos Campi que ainda não possuem essa coordenação;
§ Garantir a uniformização do Controle Acadêmico de todo o IFPI com o uso do diário eletrônico.
§ Construção de um plano de formação continuada para os professores do IFPI;
§ Ampliação da oferta de MINTER’s e DINTER’s, possibilitando o afastamento integral dos professores para cursarem Mestrado/ Doutorado.
§ levantar e divulgar as demandas para formação dos professores e técnico-administrativos através de MINTERs e DINTERs;
§ Constituição de um grupo de trabalho para realização de um estudo aprofundado sobre a metodologia de avaliação dos estudantes do IFPI;
§ Implementação de um plano de divulgação permanente sobre a oferta e o funcionamento dos cursos do IFPI para a comunidade;
§ Instalação de sistemas de som em todos os campi, utilizando-o com finalidades pedagógicas.
§ Constituição de um Fórum de Discussão sobre ENEM para avaliar o impacto do exame no IFPI;
§ Reavaliação do plano de expansão do IFPI, considerando que alguns cursos estão com oferta suspensa e outros estão apresentando demanda reduzida.

II – DIMENSÃO DA INFRAESTRUTURA

§ Que a Reitoria se posicione de forma contrária ao corte de verbas no orçamento da educação, publicando nota no site do IFPI evidenciando os impactos dos cortes no funcionamento das atividades de ensino/ pesquisa/ extensão;
§ Garantia do controle dos fatores determinantes das condições de insalubridade, periculosidade, penosidade e que representem qualquer tipo de risco à saúde dos docentes em suas atividades acadêmicas, bem como a implantação da remuneração das mesmas;
§ Implantação urgente de salas de trabalho individualizadas para os professores, destinadas ao estudo, orientações, pesquisas, planejamento de ensino e demais atividades extraclasse;
§ Garantias condições adequadas de funcionamento dos novos cursos, especialmente nos campi do interior, para que a comunidade acadêmica possa desenvolver seu trabalho com qualidade, que em relação aos docentes implica no respeito ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
§ Ampliação da infraestrutura necessária à pesquisa no IFPI, incluindo laboratórios, equipamentos, logística, pessoal e setores administrativos da própria instituição com capacidade de gerenciamento eficiente de projetos e convênios;
§ Implantação de um plano de segurança para todos os campi do IFPI, contemplando a segurança patrimonial e da comunidade;
§ Ampliação do acervo da Biblioteca por áreas de conhecimento e modalidades de ensino em todos os campi do IFPI;
§ Garantia do funcionamento integral das bibliotecas nos campi;
§ Estruturação dos ginásios dos campi para que seja garantida a prática poliesportiva nos mesmos;
§ Construção e/ou efetivação de alojamento nos campi do IFPI

III – DIMENSÃO DA GESTÃO

§  Realização de Concurso Público para contratação de professores para suprir as necessidades dos cursos e de docentes que estejam com a carga horária sobrecarregada;
§  Contratação de professores substitutos limitada às situações eventuais de excepcionalidade para suprir a falta de professor na carreira, por prazo determinado, decorrente de exoneração ou demissão, falecimento, aposentadoria, afastamento para qualificação docente, licenças e afastamentos previstos na Lei 8.112 – RJU;
§  Garantir o auxílio transporte para todos os professores e técnicos, independentemente do local de moradia/ trabalho.

IV – DIMENSÃO DA DEMOCRATIZAÇÃO E TRANSPARÊNCIA

§  Garantia de que o caráter público do Instituto Federal de Educação do Piauí, sua autonomia constitucional e a função social da atividade docente sejam os elementos definidores das políticas de financiamento e do regramento das relações de trabalho;
§  Instituição, democratização e valorização dos colegiados dos cursos, com condições equânimes de participação na vida acadêmico-institucional a todos os docentes, inclusive os substitutos, os em estágio probatório e os dos campi do interior;
§  Eleição imediata da Comissão Permanente de Pessoal Docente;
§  Definição de normas institucionais (estatuto, regimento e outras) por meio de processos democráticos, dos quais participe toda a comunidade envolvida;
§  Escolha democrática, por meio de eleições diretas com voto universal, de todos os cargos direção do IFPI, com garantia de respeito aos resultados dos processos eleitorais;
§  Combate ao assédio moral, causa crescente de doenças físicas e psíquicas dos docentes, denunciando sua ocorrência ao Ministério Público e às Delegacias do Trabalho;
§  Realização de fóruns de discussão para definição da implantação de novos cursos no IFPI;
§  Elaboração de editais de remoção de professores e técnicos a partir das necessidades apresentadas pelos campi.  


V – DIMENSÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO

·     Eliminação de todas as formas de precarização do trabalho docente, tais como: aumento da relação professor/aluno e de horas em sala de aula;
·     Impedimento de qualquer tipo de contrato precário de trabalho, assim como dos mecanismos que impliquem na transferência de responsabilidades docentes para estudantes de pós-graduação, estagiários ou técnico-administrativos;
·     Garantir transparência na divulgação das ações administrativas em todas as instâncias do IFPI, divulgando eficazmente as informações para que toda a comunidade possa conhecer e se posicionar sobre as diversas questões que envolvem a administração da instituição;
·     Revogação imediata da Portaria n° 439/2014 que estabeleceu o ponto eletrônico para os servidores do IFPI.

  

PAUTAS LOCAIS DOS CAMPI DO IFPI

PAUTA LOCAL CAMPUS ANGICAL DO PIAUÍ

I – DIMENSÃO POLÍTICOPEDAGÓGICA
§ Garantir as condições necessárias para realização de aulas práticas dos alunos dos cursos técnicos e superiores.
§ Promover encontros pedagógicos com pautas claras e objetivas, divulgadas antecipadamente.
§ Realizar encontros para apresentação e funcionamentos dos cursos do IFPI para a comunidade.
§ Garantir a participação dos docentes, técnicos e comunidade no planejamento e implementação de novos cursos.
§ Promover capacitação em gestão para servidores em cargo de coordenação de programas e projetos.
§ Participação efetiva dos docentes e discentes na reformulação da organização didática por meio de oficinas.
§ Construir de forma democrática e independente o calendário acadêmico.
§ Realização de eventos institucionais para estimular a pesquisa.
§ Ampliação da política de assistência estudantil.

II – DIMENSÃO DA INFRAESTRUTURA

§ Ampliar do acervo bibliográfico da biblioteca do campus.
§ Promover entrega das novas salas de aulas para realização de atividades de ensino e aprendizagem com os estudantes do campus.
§ Criar depósito para diversas atividades administrativas, liberando assim, salas ocupadas de forma indevida (alojamento e laboratórios).
§ Construir laboratórios de informática com capacidade para uma turma completa de alunos e estruturação dos já existentes.
§ Estruturar os laboratórios de Matemática e Física.
§ Garantir o funcionamento do refeitório no horário noturno.
§ Expandir a capacidade da internet.
§ Criar de laboratórios para diversas áreas (Biologia, Química, Línguas).
§ Construção imediata do laboratório de alimentos.
§ Garantir o efetivo funcionamento do setor de saúde.
§ Melhorar o controle da qualidade dos alimentos servidos no refeitório por meio de profissionais responsáveis por fiscalizar o contrato.
§ Construir acessos cobertos entre os espaços do campus.
§ Melhorar as ações de manutenção de infraestrutura do campus.
§ Reforma do campus.
§ Troca imediata dos quadros das salas de aulas.
§ Garantir o funcionamento da piscina.
§ Estruturar os espaços esportivos.
§ Ampliar espaços dos professores para atendimento dos alunos.
§ Estruturar auditório (internet, sistema do som, limpeza, ar condicionado).

III – DIMENSÃO DA GESTÃO

§ Criar um conselho gestor com a ampla participação de representantes de docentes e discentes.
§ Diminuir a burocracia para que os professores, técnicos e estudantes possam participar de eventos representando o campus.
§ Definir critérios públicos, democráticos e transparentes para a liberação de diárias para viabilizar a participação de professores, estudantes e técnicos em eventos científicos.
§ Promover prestação de contas pública dos gastos do campus semestralmente.
§ Criar portal da transparência com dados abertos e acesso público.
§ Maior divulgação, por parte da Direção, das decisões tomadas no campus.
§ Contratar mais professores em áreas específicas (Sociologia, Filosofia, História).
§ Necessidade de administradores e equipe de contabilidade no campus.

IV – DIMENSÃO DA DEMOCRATIZAÇÃO E TRANSPARÊNCIA

§ Democratizar o processo decisório acerca dos investimentos/financiamentos em projetos e programas de assistência ao aluno.
§ Promover eleição para direção geral e demais cargos conforme a legislação vigente.
§ Garantir a clareza nos critérios de nomeação das bancas avaliadoras de concursos e comissões organizadoras do exame classificatório, bem como a rotatividade dos seus membros.
§ Instituir práticas de gestão democrática no campus.

V – DIMENSÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO

§ Promover melhoria na integração entre equipe pedagógica e docente na deliberação e decisões de assuntos que envolvam o processo de ensino-aprendizagem e planejamentos no campus.




PAUTA LOCAL CAMPUS CAMPO MAIOR

§ Laboratórios para disciplinas da base comum (química, biologia, física, línguas, geografia, artes, etc.);
§ Laboratório interdisciplinar;
§ Garantir o funcionamento pleno do Refeitório;
§ Criação da empresa-júnior do Instituto;
§ Aquisição de materiais de apoio à atividades indispensáveis ao dia-a-dia de sala de aula (xerox, impressoras, etc.);
§ Aquisição de materiais de apoio à atividades didático-pedagógicos (mapas, filmes educativos, softwares educativos, etc.);
§ Apoio às atividades esportivas (uniformes, bolas, etc.);
§ Apoio às atividades culturais;
§ Melhoria do acervo da biblioteca;
§ Estímulo à execução de visitas técnicas nas diversas áreas de conhecimento;
§ Incentivo a realização de Pesquisa e a Iniciação Científica;
§ Arborização do campus;
§ Construção coletiva e democrática do calendário escolar;
§ Democratização do acesso aos cargos (coordenadores, etc.);
§ Incentivo a atividades de extensão e integração do campus as atividades locais.



PAUTA LOCAL CAMPUS FLORIANO


§  Construção de novas de salas de aula, para que possamos expandir projetos de extensão e liberar os laboratórios da função de sala de aula.
§  Compra de materiais de consumo para laboratórios (como o de Soldagem, que não possui mais insumos para a prática);
§  Expansão da capacidade do refeitório para que possamos implantar o Ensino Médio Integrado em três anos;
§  Materiais de consumo do cotidiano da pratica docente já começaram a escassear (como pincéis, apagadores);
§  Ampliação da POLAE, uma vez que a maioria dos nossos estudantes são oriundos de cidades vizinhas;
§  Expandir os canais de qualificação docente, em vista das nossas Licenciaturas, pré-requisito para a continuidade de funcionamentos dos cursos.



PAUTA LOCAL CAMPUS PAULISTANA

§  Contratação de professores para as disciplinas específicas nos cursos de Informática, Mineração e Agropecuária.
§  Garantir recursos para o desenvolvimento efetivo das atividades de pesquisa e Extensão.
§  Funcionamento imediato do Refeitório.
§  Construção de Sala de apoio para os professores
§  Aumento no auxilio refeição.
§  Garantir o transportes para os alunos.
§  Construção dos laboratórios de química, física, biologia e mineração e Laboratorio de Prática Docente.
§  Adequação do campus para alunos com portadores de necessidades especiais.
§  Garantir auxílio-transporte para todos os professores e técnicos, independentemente do local.



PAUTA LOCAL CAMPUS PARNAÍBA


PAUTA GERAL

§ Eleição para diretoria de ensino a fim de respaldar o diretor frente à comunidade e de acordo com proposta lançada na campanha eleitoral de reitor e diretor geral;
§ Eleição para as coordenações a fim de respaldar o diretor frente à comunidade e de acordo com proposta lançada na campanha eleitoral de reitor e diretor geral;
§ Oficialização do e-mail como ferramenta de comunicação oficial;
§ Transparência a todas as atividades do IFPI Campus Parnaíba, com a criação de um mural da transparência, envolvendo informações diversas como afastamentos, diárias, gastos e recursos do campus com suas devidas rubricas;
§ Convocações para reuniões extraordinárias, aulas, simulados, e qualquer atividade não corriqueira dentro da instituição, como pelo menos uma semana de antecedência;
§ Tratamento isonômico (justificar porque e onde não está havendo isonomia) para com todos os servidores do campus; [Criar proposta para os casos locais];
§ Criação de um e-mail geral (grupo de todos os servidores do campus);
§ Definição do número máximo de alunos matriculados por sala.
§ Modificações estatutárias no sentido de dotar o campus de colegiado deliberativo.

INFRAESTRUTURA

§ Sala de estudo para os servidores (professores e técnicos) com baias, cadeiras, Split e Internet;
§ Transformação da sala dos professores para sala de convivência entre servidores, com estrutura adequada;
§ Melhoria nas condições de serviços disponibilizados aos professores (sala, condicionador de ar, Internet, cabos VGA, cabos de áudio, Mais Datashow);
§ Instalação de Datashow interativo nas salas de aula evitando assim a necessidade de carga do mesmo para sala de aula pelo professor, além de evitar problemas decorrentes de liga-desliga dos mesmos;
§ Alteração ou retirada de todas as restrições feitas em relação ao refeitório;
§ Resolução da situação deplorável da quadra de esportes do campus para praticas de atividades institucionais;
§ Melhorias no estacionamento para abrigo de veículos de servidores e alunos;
§ Criação de ambientes para prática esportiva (Campo de futebol, Quadra de Voleibol de Praia, etc.);
§ Restruturação/Reforma dos banheiros de alunos e servidores
§ Incentivo de programas extra sala de aula, como por exemplo, compra de instrumentos para cursos de música, violão, coral, etc.
§ Espaço para atividades musicais;
§ Ônibus para o transporte dos alunos;
§ Espaço para atendimento extraclasse;
§ Construção de salas dos professores, atendimento extraclasse;
§ Novos quadros das novas salas são incompatíveis para atividades com data show;
§ Definição de limite mínimo e máximo de alunos em sala de aula.




PAUTA LOCAL CAMPUS SÃO RAIMUNDO NONATO

1.     CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES E CAPACITAÇÃO
1.1 Por ausência de profissional no campus
O Campus tem funcionado e alguns cursos vêm sendo extremamente prejudicados por não possuir professor com habilitação necessária para ministrar disciplinas como: Segurança do trabalho, Francês e Primeiros Socorros. Logo, faz-se necessária com urgência a contratação de um professor de Segurança do trabalho com habilidade para ministrar também a disciplina de Primeiros Socorros e um professor Licenciado em Letras com habilitação em Francês.
1.2         Por excesso de carga horária
Alguns professores estão com carga horária no limite. No caso do professor de Administração, que é o único no Campus (mesmo tendo o curso integrado em administração), irá ultrapassar a carga horária de 20 horas no próximo ano. O mesmo ocorre com os professores de Informática, Sociologia e Gastronomia, em que a carga horária os impedem ainda de desenvolver atividade de pesquisa e extensão.
1.3   Capacitação
Planejamento de calendário de capacitação de mestrado e doutorado em suas respectivas áreas de atuação ou áreas afins.

2.            CONSTRUÇÃO DE LABORATÓRIOS
A ausência de laboratórios no campus de Química, Física, Matemática, Biologia, humanas e linguagens dificulta o processo de ensino-aprendizagem, visto que os alunos não podem vivenciar de forma prática as teorias aprendidas nas aulas teóricas. Os mesmos são de extrema relevância para a realização de experimentos e desenvolvimento de pesquisas.

3.            MELHORIAS DE LABORATÓRIOS
Os laboratórios existentes como os de Informática e de Gastronomia precisam passar por melhorias em suas estruturas:
3.1 Laboratório de Informática:
§  Estruturação do espaço físico: presença de um profissional que organize o espaço
§  Atenção para os fios que ficam expostos (questão de segurança)
§  Melhor serviço de internet, que muitas vezes impede a realização das atividades;

3.1  Laboratório de Gastronomia: reformulação e criação de novos espaços.

4      CONSTRUÇÃO DE SALAS PARA OS PROFESSORES
Considerando que o regime de trabalho dos docentes é de Dedicação Exclusiva, faz-se necessário um espaço (salas com mínimas condições de trabalho), para a realização de pesquisa, extensão, e atendimento aos alunos e planejamentos pedagógico. Nos casos dos cursos de nível superior existe ainda a pontuação do MEC (reconhecimento de curso) para esta problemática. E, um curso fica com nota restrita quando os professores não possuem salas de trabalho.

5      COMUNICAÇÃO ADEQUADA COM OS CAMPI

Melhoria da comunicação com os campi do interior, com vistas a que tenham as mesmas informações e possibilidades do que os da capital.

6             CONSTRUÇÃO DE ALMOXARIFADO
Levando em conta que a demanda de materiais do Campus é grande, faz-se necessária a construção de um espaço ideal para Almoxarifado de materiais e alimentos do  refeitório, pois atualmente salas de aulas e a sala de multimídia têm sido usadas como depósito de materiais.

7             CONSTRUÇÃO DE POÇO ARTESIANO
Tendo em vista a localização do Campus, em região com escassez de água, a falta constante da mesma inviabiliza a continuidade das atividades. Faz-se necessário uma construção urgente da construção de um poço para que os alunos não sejam liberados das atividades escolares.

8             REESTRUTURAÇÃO E AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA A QUADRA POLIESPORTIVA
Recentemente, o Campus não teve condições de sediar alguns eventos esportivos em suas dependências por não possuir tabela de basquete. Na disciplina de Educação Física, a prática desta modalidade tem sido comprometida pela ausência de condições mínimas.

9             CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL DE 02 MOTORISTAS
Com a aquisição do ônibus coletivo (para trazer os alunos ao Instituto) aumentou a demanda do trabalho dos motoristas. O Campus possui apenas dois motoristas, que eram responsáveis por dirigir nas Visitas Técnicas e o carro Oficial. Com chegada do ônibus, uma visita técnica pode fazer com que o coletivo não circule, comprometendo assim, a vinda dos alunos ao Campus

10           REFEITÓRIO
10.1      Oferta de lanche e jantar
A partir de 2015 o Campus passou a oferecer o curso Integrado em horário integral. No entanto, eles contam apenas com o almoço para essa jornada extensa de atividades escolares.
10.2      Melhoria do almoço
Nem sempre o refeitório possui condições para ofertar os itens de uma dieta que garanta as demandas nutricionais dos alunos, devido à falta de recursos e aquisição específica de insumos para o refeitório. Além disso, este ano aumentou o número de alunos almoçando no Campus, por conta dos cursos de duração integral.

11           CONSTRUÇÃO DE RESIDÊNCIA ESTUDANTIL
O Campus SRN é referência para uma microrregião, e a ausência de residência estudantil inviabiliza alunos carentes de estudarem no Campus, pois financeiramente não podem arcar nem com o deslocamento, nem com o aluguel de casa no município.

12           AMPLIAÇÃO DOS RECURSOS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
Por mais que alguns alunos sejam contemplados, o número de alunos carentes que ficam sem receber auxílio ainda é grande. E isso pode comprometer a permanência destes no Campus.

13           VISITAS TÉCNICAS
Partindo do principio que as visitas técnicas obrigatórias são pré-requisito para a conclusão do curso Técnico em Guia de Turismo, há uma necessidade de cumprimento das visitas até então atrasadas. Além da garantia das próximas visitas e de equipamentos que otimizem a realização destas, como um ônibus adequado para viagens de grandes distâncias.

14           INSUMOS PARA AULAS PRÁTICAS
Algumas disciplinas prática do curso Tecnólogo em Gastronomia, Técnico em Cozinha e Técnico em Serviços de Restaurante e Bar necessitam de insumos para cumprir seus créditos.

15           UNIFORME PADRÃO DOS ALUNOS
Os fardamentos com o logotipo da Instituição devem ser fornecidos pelo Campus a todos os alunos dos Cursos Técnicos e Integrados.

16           AJUDA DE CUSTO PARA COMPRA DE EPIs E UTENSÍLIOS PARA AS AULAS PRÁTICAS
Os cursos de Tecnólogo em Gastronomia, Técnico em Cozinha e Técnico em Serviços de Restaurante e Bar utilizam uniformes específicos e essenciais para sua segurança na cozinha, além de utensílios presentes no Regulamento do Laboratório. O uniforme completo e os utensílios custam em média R$ 500,00 para o aluno ingressante. Desta forma, caberia uma bolsa auxílio para os alunos que não pudessem adquirir esses materiais. 

17           RECURSO PARA A REALIZAÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO
Algumas atividades de ensino, como projetos curtos que celebrem dia da poesia, do meio ambiente, consciência negra, etc. são realizados pelos professores e apresentam baixo custo de realização (R$ 200 a R$ 30). No entanto, os editais que financiam projetos são para grandes eventos e muitas vezes os professores acabam tirando do bolso os valores menores para custear os pequenos eventos.

18           PRESENÇA DE PROFISSIONAIS (ARQUITETOS) PARA VIABILIZAR A OTIMIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DO CAMPUS
Mesmo o Campus tendo estabelecido uma Comissão para cuidar da organização do espaço, a presença de um profissional é indispensável para pensar uma melhor otimização destes.

19           CONSTRUÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DE UM ESPAÇO PARA SERVIÇOS DE REPROGRAFIA E LANCHONETE.
O Campus de SRN fica bem distante do centro, logo distante de serviços básicos para quem passa o dia no Campus, como Xerox e lanche. Os alunos de curso integral passam o dia todo no Campus e ficam limitados a distância e a ausência desses serviços.

20           VAGAS PARA MONITORIA DE ENSINO
A monitoria é de fundamental importância para formação dos discentes, além de alguns cursos terem nos seus PPCs a monitoria como atividade complementar. Considerando que o Campus SRN não abre vagas há algum tempo seria primordial o retorno dessas bolsas de monitoria de ensino.

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS QUE ENVOLVEM O PSAD

20.1 Privilégio do ensino em detrimento da pesquisa e extensão: um professor que tem carga horária de 20 horas fica impossibilitado de desenvolver pesquisa e extensão, ou ele incorrerá no item 20.2;

20.2 PSAD Real x PSAD Virtual: Fica bem evidente para o docente no momento de preencher o PSAD a distância entre suas atividades e o que é colocado no PSAD para “aprovação”. Mesmo passando da carga horária de 40 horas, o professor fica refém desse sistema que limita suas atividades, tendo muitas vezes que omitir suas funções para não deixar de pesquisar ou desenvolver projetos de extensão. E sabe-se que a pesquisa e extensão são pontos de extrema relevância para o desenvolvimento local, que é proposta do IF. Sabe-se ainda, que no momento de reconhecimento de curso (MEC), a presença de pesquisa e extensão conta ponto;

21 NOTA DE CORTE NO ENEM
A ausência de nota de corte no ENEM faz com que alunos sem base alguma entrem no IF, e por conta dessa falta de base não se adaptem a realidade e acaba aumentando o número da evasão;

§  Construção Coletiva e democrática do calendário Acadêmico
§  Sábados Letivos que realmente sejam letivos, em seus aspectos estruturais de limpeza, biblioteca e apoio às aulas.
§  Democratização do acesso aos cargos de coordenadores e outros
§  Informatização/Sistematização do Controle Acadêmico
§  Assinatura de revistas e jornais
§  Arborização do Campus

PAUTAS DE REIVINDICAÇÕES DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO IFPI-CAMPUS SÃO RAIMUNDO NONATO

PAUTAS GERAIS:

AUMENTO DO NÚMERO DE SERVIDORES EM TODOS OS SETORES
Visto que o campus já comporta muitos alunos, solicitamos aumento de recursos humanos em todos os setores, para que estes passam a funcionar de acordo com o que diz o Código de Ética do Servidor Público, prestando serviço com eficiência, em tempo hábil e de maneira proba.

CONTRATAÇÃO DE TÉCNICOS SUBSTITUTOS
Especificamente para possibilitar aos técnicos o afastamento para programas de mestrado e doutorado e para casos de licenças e férias de servidores efetivos.

CAPACITAÇÃO PARA TODOS OS SERVIDORES
Em todos os setores existem profissionais que precisam de capacitações para desempenhar melhor suas funções, com o intuito de que o público (interno e externo) seja atendido com eficiência e excelência.

RSC PARA TÉCNICOS
Esta reivindicação inclusive já é pauta de entidades sindicais como a FASUBRA e o SINASEFE, visto que antes de ingressarmos ao serviço público nós já tínhamos habilidades, competências, saberes e experiências acumulados, fazendo-se necessário o reconhecimento deste, além do fato disso já ser um direito dos docentes, a categoria dos técnicos reivindica a extensão desse direito também.

AFASTAMENTO PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROGRAMAS DE MESTRADO, DOUTORADO E PÓS-DOUTORADO A QUALQUER TEMPO

Esta reivindicação também é pauta da seção sindical FASUBRA, que requer do MEC a extensão do art. 30 da Lei 12.772/2012 para os TAES. A categoria de técnicos do campus São Raimundo Nonato requer esse direito de capacitação, participar de programas de pós-graduação stricto sensu é uma maneira de incentivar os servidores a ter formação continuada e tratar com isonomia docentes e técnicos.

BOLSAS DE ESTUDOS PARA TÉCNICOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
A FASUBRA e o SINASEFE também têm negociado com o MEC para garantir para os técnicos o recebimento de bolsas de pesquisa, desenvolvimento, inovação e intercâmbio concedidas pelos Institutos e Universidades. Os técnicos do IFPI-SÃO RAIMUNDO NONATO requerem essa garantia a todos.

AMPLIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO MINTER E DINTER PARA TODOS OS SERVIDORES

A Instituição precisa investir na capacitação dos seus servidores, afinal somos uma Instituição de ensino, pesquisa e extensão, como foco em tecnologia e priorizando as demandas sociais, assim sendo, faz-se necessário existir parcerias do IFPI com instituições para que se oferte mais cursos de pós graduação por meio de MINTERs e DINTERs.

FLEXIBILIZAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO PARA 6 HORAS
A FASUBRA também tem negociado com o MEC esta pauta, que tem apontado estar de acordo com o decreto 1.590/1995 e o decreto 4.836/2003, os quais estabelecem critérios para que as instituições possam aprovar os turnos contínuos de trabalho, que são: a necessidade de atendimento ininterrupto; necessidade do setor estar funcionando no período noturnos (após as 21 horas); fazer atendimento ao público (que a CGU entendeu como público apenas o externo). Cabe ressaltar que os decretos não exigem todos os critérios para que haja a flexibilização do horário, mas um ou outro, sendo assim, requer que os setores que atendem algum destes requisitos flexibilizem os horários, já que a portaria emitida pela reitoria restringe alguns setores por levar em consideração outros critérios.

PAUTAS EMERGENCIAIS PARA O CAMPUS:

AUMENTO DA SEGURANÇA NO CAMPUS: implantação de portões na entrada do campus; implantação da vigilância eletrônica; aumento de recursos humanos; controle de entrada e saída de visitantes e comunidade escolar.
O campus São Raimundo Nonato, como muitos dos campi do IFPI, fica muito afastado da cidade e este fator gera insegurança tanto aos servidores como aos alunos. Além disso, não há um controle de entrada e saída de visitantes e tampouco de alunos, o que dificulta o trabalho da coordenação de disciplina, bem como gera insegurança a toda a comunidade escolar. Desta maneira, a necessidade de implantar portões no campus, bem como aumentar o número de vigilantes, é urgente e justificável.

LICITAÇÃO PARA LANCHONETE
Nossos alunos não são apenas da cidade, mas alguns vêm do interior do estado, e alguns do interior da Bahia, aqueles que fazem ensino médio integrado precisam passar muito tempo no campus e por existir apenas a oferta de almoço para eles, é urgente que se abra a licitação de lanchonete para que o campus possa ter o serviço de lanche e os alunos poderem ter mais rendimento e permaneçam tanto tempo no campus.

LICITAÇÃO PARA REPROGRAFIA
Nossos alunos recebem os livros com atraso, como aconteceu este ano (2015), além de nossa biblioteca ter um acervo limitado de fontes de estudo, muito professores, para otimizar o processo de ensino-aprendizagem, terminam por passar materiais extras, e os alunos precisam se deslocar até o centro da cidade para fazer a cópia, assim, é importante existir a reprografia dentro do campus.

CONTRUÇÃO DE LABORATÓRIOS NO CAMPUS – Física, Biologia, Linguagens, Geomática, Lahis

Em alguns campi do IFPI já existem esses laboratórios, mas no campus São Raimundo Nonato não há nenhum deles, é necessária e urgente a construção desses laboratórios, para que os nossos alunos não fiquem prejudicados e não tenham um ensino precarizado, limitado, pela falta desses locais que ajudariam muito na dinâmica docente, como incentivaria o interesse pelo ensino, pesquisa e extensão pelos discentes.

CRIAÇÃO DE UMA COPA NO CAMPUS
Além de retirar o serviço da oferta de café do restaurante, que já tem muitas demandas, é necessário um espaço onde os servidores pudessem fazer suas refeições (já que no campus só há oferta de almoço).

FRIGOBAR PARA TODOS OS SETORES
Atualmente poucos setores dispõem de frigobar, os técnicos do campus requerem que em todos os setores tenham frigobar, para que possam guardar seus alimentos.

AUMENTO DO NÚMERO DE MOTORISTAS
Solicita-se que se contratem mais dois motoristas, visto que no campus existem apenas dois, que já estão cobrindo os três turnos de aula dirigindo o ônibus escolar, o veículo oficial e mais o veículo usado para visitas técnicas, não tendo condições de atender às demandas institucionais.

CONSTRUÇÃO DE DEPÓSITO PARA MATERIAIS
É necessário, pois o almoxarifado do campus não suporta a demanda e precisa existir um lugar específico para guardar materiais.

CONTRUÇÃO DE UM ARQUIVO PARA GUARDAR DOCUMENTOS
No campus os documentos ficam ocupando muito espaço dos setores por não haver um lugar específico para que eles sejam guardados.

ARBORIZAÇÃO DO ESTACIONAMENTO
No campus há poucas árvores, e no estacionamento não há nenhuma, os transportes de alunos, servidores e visitantes ficam expostos às intempéries, necessária a arborização do estacionamento, bem como todo o campus.

AUMENTO DE RECURSOS PARA INSUMOS DO RESTAURANTE

O restaurante do campus que só oferece almoço, este ano já precisou de recursos, pois o estoque acabou, a reitoria repassou recursos para manter o restaurante funcionando, o que não demorou muito tempo e teve que fechar, além disso, nossos alunos têm contraturno precisam de lanche, almoço e jantar, sem o aumento do recurso para compra de insumos do restaurante fica muito difícil manter nossos alunos no campus.

LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS PARA O RESTAURANTE
O número de servidores de funcionários do restaurante é bastante reduzido, precisa de mais até para ofertar outras refeições.

ADICIONAL DE INSALUBRIDADE PARA OS SERVIDORES E OS TERCEIRIZADOS LOTADOS NO RESTAURANTE
O laudo para constatar quais servidores e terceirizados podem receber o adicional de insalubridade e periculosidade precisa ser feito, por isso, requerer-se o profissional responsável por fazer e emitir o laudo o mais rápido possível, para que os funcionários do setor possam receber o adicional que lhes cabe.

AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA O SETOR DE INFORMÁTICA
Para que os servidores deste setor possam desempenhar melhor suas funções.

PROGRAMAS: PRONATEC E MULHERES MIL
Recursos para melhorar a estrutura dos espaços onde os cursos são ofertados; aumento do número de cursos; aumento do número de recursos humanos; pagamentos dos funcionários sejam feitos sem atrasos.

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO (DAP)
§  Capacitação para: formação de equipe de licitação; fiscalização de contrato; SCPD; em gestão de pessoas;
§  Criação do setor de protocolo no campus;
§  Aumento de recursos para o estoque do almoxarifado;
§  Contratação de equipe de manutenção predial

COORDENAÇÃO DE CONTROLE ACADÊMICO
§  Capacitação dos servidores;
§  Informatização imediata do setor (Q-Acadêmico);
§  Criação de grupo de trabalho visando identificação e correção de pendências do setor.

COORDENAÇÃO DO SETOR DE SAÚDE
§  Adicional de insalubridade para servidores do setor;
§  Concurso para médico e enfermeiro para o setor;
§  Aumento de recursos humanos para o setor;
§  Flexibilização da jornada de trabalho para 6 horas dos servidores do setor;
§  Cumprimento da lei 12.317/2010 de jornada de 30 horas para assistentes sociais;
§  Capacitação para todos do setor;
§  Aprimoramento da assistência estudantil- sobretudo nas bolsas POLAE-aumento de bolsas e compromisso de pagamento em dia das bolsas.

COORDENAÇÃO DE DISCIPLINA
§  Implantação do controle de entrada e saída de alunos- carteirinhas estudantis de identificação;
§  Concurso para técnico em audiovisual;
§  Convocação de mais assistentes de alunos;
§  Equipamentos de multimídia para todas as salas de aula;
§  Reorganização do layout dos setores do IFPI-SRN;
§  Criação de uma área de lazer/descanso para alunos e servidores.

LABORATÓRIO DE COZINHA
§  Adicional de insalubridade e periculosidade;
§  Aumento de recursos para insumos do setor;
§  Criação de laboratórios para os cursos de cozinha, restaurante e bar;
§  Concurso/convocação de novo técnico em laboratório de cozinha.

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
§  Formação continuada para atender alunos com déficit de aprendizagem;
§  Capacitação para fazer formação continuada para docentes (sobretudo no que tange à avaliação e planejamento);
§  Criação de um espaço reservado para atendimento de alunos, pais e docentes;
§  Linha telefônica para comunicação ramal e externa.

COORDENAÇÃO DE BIBLIOTECA
§  Aumento do acervo do setor;
§  Capacitação para todos do setor;
§  Aquisição de novos computadores.



PAUTA LOCAL CAMPUS TERESINA-CENTRAL


§ Garantir autonomia para a equipe pedagógica do campus Teresina Central, para que a equipe oriente a ação pedagógica da Instituição;
§ Garantir formação sistemática para os professores ingressantes na carreira e/ou sem formação pedagógica;
§ Garantia do funcionamento integral da biblioteca aos sábados e no período das férias;
§ Disponibilidade de sala para funcionamento das monitorias dos diversos cursos;
§ Garantir sala de aula individual para os professores do campus Teresina Central;
§ Ampliação do estacionamento do campus Teresina Central;
§ Condições de funcionamento para as atividades acadêmicas noturnas idênticas àquelas oferecidas durante os expedientes diurnos (ampliação do horário de funcionamento da biblioteca,  funcionamento do refeitório no horário noturno);
§ Ampliação do número de refeições servidas no refeitório, com estabelecimento de critérios para uso do mesmo, bem como fim do privilégio na fila do refeitório;
§ Garantia de laboratórios equipados e específicos para atender as diferentes especificidades dos cursos do IFPI: Zoologia e Botânica, Informática, etc.
§ Garantia de Laboratório de Informática para os alunos do IFPI com acesso à internet para realização de pesquisa, trabalhos, etc.
§ Manutenção do funcionamento do Laboratório de Artes Visuais;
§ Ampliação do acervo de livros da biblioteca central do IFPI;
§ Reforma imediata das salas de aula do Prédio C do campus Teresina Central, com atenção para as instalações elétricas;
§ Imediata reativação do serviço de reprodução de textos no IFPI (cópias).
§ Realização de Concurso Público imediato para contratação de Professores para suprir as necessidades dos cursos que estão com várias disciplinas sem professores/as;
§ Eleição para todos os cargos de gestão do campus Teresina Central
§ Garantir o funcionamento efetivo dos laboratórios dos cursos com formação para os professores.
§ Construir um calendário de formação continuada para os/as professores/as do campus que deverá ser apresentado no primeiro encontro pedagógico do ano, contemplando especialmente a formação para atuação na educação inclusiva.




PAUTA LOCAL CAMPUS TERESINA-ZONA SUL


§ Fortalecimento do caráter avaliativo dos Encontros Educacionais em relação ao trabalho desenvolvido no ano letivo anterior, produzindo diagnósticos e perspectivas para o ano letivo iniciado pelo Encontro;
§ Construção da programação do Encontro Educacional também a partir de pautas sugeridas pelos professores à Coordenação Pedagógica;
§ Registro de reuniões específicas periódicas na carga horária docente;
§ Aquisição de Kit’s didático-experimentais para as áreas de Física, Química, Biologia;
§ Instalação de um laboratório comum e laboratório de artes;
§ Contratação de novo professor efetivo de Filosofia para suprir a demanda de professores dessa área, que atuam em todos os níveis e modalidades dos cursos do campus;
§ Transformação da Coordenação de Ciências da Natureza, Humanas e Letras em três Coordenações específicas;
§ Implementação e funcionamento regular dos Colegiados de Cursos, com o efetivo exercício de suas atribuições regimentais, dentre os quais a elaboração e discussão das ementas dos cursos;
§ Instalação de sistema de som no campus, utilizando-o com finalidades pedagógicas;
§ Instalação de datashows em todas as salas de aula, após revisão podendo este projeto ser revisto para sua.
§ Instalação de um Laboratório Audiovisual no Campus para o desenvolvimento de material multimídia;
§ Criação de um “orçamento participativo” a fim de se discutir as prioridades de gastos e distribuição dos recursos financeiros do Campus.







PAUTA LOCAL CAMPUS PIRIPIRI


DIMENSÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA

§  Discussão das ementas das disciplinas nos colegiados dos cursos;
§  Definição de critérios objetivos para distribuição de horário entre os professores;
§  Construção de um plano de formação continuada para os professores do IFPI;
§  Participação efetiva da comunidade (professores, técnicos e alunos) na reformulação da organização didática;
§  Estabelecimento de critérios para visitas técnicas, com vinculação a projetos.

DIMENSÃO FINANCEIRA E DE INFRAESTRUTURA

§  Melhor estruturação da sala dos professores, com cabines individuais e cadeiras adequadas;
§  Funcionamento da impressora conectada a todos os computadores da sala dos professores;
§  Acesso à internet em todos os computadores da sala dos professores;
§  Consertos dos datashows com problemas técnicos e aquisição de novos equipamentos;
§  Aquisição de livros para os alunos (parte não recebeu material das disciplinas propedêuticas);
§  Estruturação de laboratórios, com contração de pessoal técnico responsável e equipamentos necessários para seus funcionamentos:
·      Matemática, com computadores e programas específicos para o ensino e lousa digital;
·      Informática, com programas específicos para ensino de matemática e vestuário;
·      Vestuário (laboratório de estamparia);
·      De Línguas (sala de leitura);
§  Aquisição de livros para biblioteca em todas as áreas do conhecimento (inclusive Vestuário);
§  Subsídios para visitas técnicas e capacitação dos professores;
§  Verbas para materiais de expediente, principalmente, os serviços de Xerox;
§  Assistência financeira que alcance um número maior de alunos carentes;
§  Garantia de infraestrutura e verba para que os docentes possam atender às exigências de atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão;
§  Funcionamento do refeitório no turno da noite;
§  Armários para os alunos dos cursos técnicos integrados;
§  Criação de ambiente de sociabilidade para os alunos.

DIMENSÃO GESTÃO

§  Apresentação semestral da prestação de contas;
§  Definição democrática de critérios públicos para a distribuição interna de recursos e de cargos.



PAUTA LOCAL CAMPUS VALENÇA


1.   DIMENSÃO POLÍTICO PEDAGÓGICA

1.1     Participação mais efetiva dos docentes na elaboração e reformulação de Projeto Pedagógico de Curso, vista que a maioria dos PPC são cópias de outros campi;
1.2     Constituir os colegiados dos cursos do campus.


2.   DIMENSÃO INFRAESTRUTURA

2.1     Abrir o refeitório, tendo em vista que a instituição se propõe ser de ensino integral e a necessidade de aulas no contra turno.
2.2     Adquirir laboratórios de Música, Química, Física, Biologia e Meio Ambiente.
2.3     Equipar o laboratório de Matemática.
2.4     Nomear técnicos para os laboratórios de informática existentes.
2.5     Aumentar as bolsas estudantis e ajuda de custo para as visitas técnicas.
2.6     Equipar o setor de saúde.
2.7     Equipar salas de docentes para atendimento individual ao aluno.
2.8     Substituir os quadros de vidros das salas de aula.
2.9     Reformar a quadra poliesportiva e adquirir materiais para práticas esportivas.
2.10  Adquirir livros que atendam às necessidades dos cursos integrados e técnicos.
2.11  Internet para os alunos


3.   RELAÇÕES DE TRABALHO

3.1      Esclarecer os afastamentos de servidores em decorrência de desgaste com a gestão.
3.2      Esclarecer a flexibilidade de horários para alguns servidores em detrimento de outros.




PAUTA LOCAL DOS ESTUDANTES DO IFPI

PAUTAS GERAIS DOS ESTUDANTES
COPIADORAS
1.    Implementação de copiadoras a preço de custo em todos os campi;
2.    Bolsa de auxílio Xerox.

LABORATÓRIOS
§  Construção de laboratórios que atendam as necessidades dos cursos;
§  Ativação dos laboratórios já existentes e que não estão em funcionamento;
§  Manutenção continua e equipamentos modernos, de acordo com os avanços tecnológicos de cada área de estudo do IFPI.

BIBLIOTECA
§  Estruturação e ampliação das bibliotecas e a aquisição de novos livros

POLITICO-PEDAGÓGICO
§  Contratação de mais professores efetivos
§  Reformulação e análise da organização didática com a participação de todos os segmentos que compõem a comunidade acadêmica;
§  Contratação de bolsistas em regime de estagio vinculados ao Instituto;
§  Implementação de uma política de assistência estudantil que garanta os seguintes benefícios: moradia/alojamento estudantil, auxílio transporte, bolsa trabalho, bandejão gratuito em todos os campi do IFPI;
§  Ampliação das bolsas de assistência estudantil e imediato pagamento das parcelas atrasadas;
§  Garantia de ônibus para encontros dos estudantes sem restrição de quilometragem;
§  Transporte para eventos acadêmicos com financiamento pelo IFPI;
§  Acesso à internet de qualidade a todos
§  Aprimoramento e ampliação dos projetos de extensão em incentivo à pesquisa e desenvolvimento tecnológico
§   

DEMOCRATIZAÇÃO
§  Eleições para coordenador de curso e diretor de ensino com voto universal;
§  Eleições diretas para reitor e diretor do campus com voto universal;
§  Reuniões bimestrais do Conselho de Classe com a presença dos representantes de turma.


UNIFORME ESCOLAR
§  Não adesão à obrigatoriedade da calça padronizada como componente do uniforme escolar



PAUTA LOCAL DOS ESTUDANTES – CAMPUS FLORIANO

Pauta Geral dos Estudantes de Floriano

§ Versão online do jornal Grêmio;
§ Aulas de legislação;
§ Aulas de educação política;
§ Auxílio a projetos de extensão (teatro, jiu-jitsu, judô, atletismo);
§ Disponibilização de salas (realocação de materiais e aumento do número);
§ Materiais para monitores;
§ Agilização da disponibilização dos monitores;
§ Pontualidade dos professores;
§ Maior fiscalização da POLAE.

Curso de Meio ambiente
§ Laboratório específico;
§ Professores da área técnica;
§ Bolsas de incentivo científico;
§ Atividades práticas do curso técnico (semestralmente).

Curso de Eletromecânica
§ Aulas práticas (manutenção);
§ Renovação dos materiais;
§ Professores especializados;
§ Viagens técnicas;
§ Bolsa de incentivo à produção tecnológica;
§ Reutilização de equipamentos.

Curso de Edificações
§ Atividades práticas bimestrais;
§ Estudo de Empreendedorismo;
§ Bolsa de incentivo a produção tecnológica.

Cursos superiores – geral
§ Aula de Metodologia Científica;
§ Preparação específica para a elaboração do TCC.

Curso de ADS
§ Renovação das máquinas (computadores);
§ Aulas práticas;
§ Bolsa de incentivo a produção tecnológica;
§ Viagens técnicas.

Curso de Biologia
§ Laboratórios;
§ Organização da grade curricular (acrescentar matérias).


PAUTA LOCAL DOS ESTUDANTES – CAMPUS TERESINA-CENTRAL
REFEITÓRIO
  • Contratação de funcionários para organizar a fila no horário do almoço e também para melhoria da prestação do serviço;
  • Estabelecimento do horário diário do almoço para as 11h30;
  • Acabar com privilégios na fila, tanto por parte de alunos bem como de servidores. Sugere-se o atendimento proporcional (X número de servidores para Y número de alunos);
  • Serviço de jantar a partir das 17h30, tendo em vista que muitos estudantes têm jornadas duplas ou triplas de trabalho e estudo, e esta já é uma reivindicação de muito tempo dos mesmos.

PAUTA DOS ESTUDANTES DO CAMPUS TERESINA-ZONA SUL


  • Necessidade da regulamentação dos estágios no Campus, diante das diversas dificuldades com relação aos estágios obrigatórios e necessidade de uma maior discussão sobre o tema;
  • Concessão de mais incentivos ao esporte, atendendo à necessidade de mais um professor de educação física e estabelecimento de convênios;
  • Eleições diretas com voto universal para as coordenações de curso e direção de ensino;
  • Aumento da carga horária de sociologia e filosofia no terceiro e quarto ano do ensino integrado.
  • Repensar os horários dos ônibus, que não estão satisfazendo às reais necessidades dos discentes, principalmente no turno da noite;
  • Discutir a possibilidade de estender as aulas das turmas noturnas para o sábado, diminuindo o número de aulas diárias para três, ou repensar os horários noturnos para melhoria das dificuldades;
  • Buscar diálogo e ajuda junto às instituições de segurança pública e à STRANS para discutir segurança no campus e problemas com o transporte coletivo;
  • Criar uma programação e um planejamento antecipado para garantir a participação dos estudantes em eventos como olimpíadas podendo este planejamento fazer parte do Calendário 

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