As pautas abaixo foram elaboradas pelos docentes, estudantes e técnicos em greve do IFPI, e sistematizadas pelos comitês locais e o Comando Estadual de Greve do SINDIFPI.
O documento foi protocolado na reitoria no dia 17 de julho, juntamente com uma proposta de calendário de reuniões das diretorias gerais e reitoria com a representação, docente, estudantil e de técnico-administrativos de cada um dos campi em greve.
PAUTA LOCAL DE REIVINDICAÇÕES DA GREVE DO IFPI 2015
PAUTA Geral DO IFPI
I – DIMENSÃO
POLÍTICO-PEDAGÓGICA
§ Suspensão
do Calendário letivo dos campi que
estão em greve;
§ Realização
de um fórum com a participação da Reitoria, PROEN, PROEX e PROPI, diretorias de
ensino dos campi e SINDIFPI para a
reformulação da Resolução n° 39/2010.
§ Garantir
que o preenchimento do PSAD reflita efetivamente as atividades desenvolvidas
pelos docentes, evidenciando a carga horária real desempenhada pelos docentes
sem que os mesmos sejam obrigados a omitir a sua real jornada de trabalho;
§ Implementação
e funcionamento regular dos Colegiados de Cursos, com o efetivo exercício de
suas atribuições regimentais, e respeito às suas deliberações.
§ Reformulação
da organização didática do IFPI, construída de forma democrática, com a
participação efetiva da comunidade (professores, estudantes e técnicos);
§ Realização
de uma Estatuinte para reformulação do Regimento Geral.
§ Criação
de Coordenações organizadas por áreas do conhecimento e do Ensino Médio
Integrado ao Técnico nos Campi que ainda não possuem essa coordenação;
§ Garantir
a uniformização do Controle Acadêmico de todo o IFPI com o uso do diário
eletrônico.
§ Construção
de um plano de formação continuada para os professores do IFPI;
§ Ampliação
da oferta de MINTER’s e DINTER’s, possibilitando o afastamento integral dos
professores para cursarem Mestrado/ Doutorado.
§ levantar e divulgar as demandas para formação dos professores e
técnico-administrativos através de MINTERs e DINTERs;
§ Constituição
de um grupo de trabalho para realização de um estudo aprofundado sobre a
metodologia de avaliação dos estudantes do IFPI;
§ Implementação
de um plano de divulgação permanente sobre a oferta e o funcionamento dos
cursos do IFPI para a comunidade;
§ Instalação
de sistemas de som em todos os campi, utilizando-o com finalidades
pedagógicas.
§ Constituição
de um Fórum de Discussão sobre ENEM para avaliar o impacto do exame no IFPI;
§
Reavaliação do plano de expansão do
IFPI, considerando que alguns cursos estão com oferta suspensa e outros estão
apresentando demanda reduzida.
II – DIMENSÃO DA
INFRAESTRUTURA
§
Que a Reitoria se posicione de forma
contrária ao corte de verbas no orçamento da educação, publicando nota no site
do IFPI evidenciando os impactos dos cortes no funcionamento das atividades de
ensino/ pesquisa/ extensão;
§
Garantia do controle dos fatores
determinantes das condições de insalubridade, periculosidade, penosidade e que
representem qualquer tipo de risco à saúde dos docentes em suas atividades acadêmicas,
bem como a implantação da remuneração das mesmas;
§ Implantação
urgente de salas de trabalho individualizadas para os
professores, destinadas ao estudo, orientações, pesquisas,
planejamento de ensino e demais
atividades extraclasse;
§
Garantias condições adequadas de
funcionamento dos novos cursos, especialmente nos campi do interior,
para que a comunidade acadêmica possa desenvolver seu trabalho com qualidade,
que em relação aos docentes implica no respeito ao princípio da
indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
§
Ampliação da infraestrutura necessária
à pesquisa no IFPI, incluindo laboratórios, equipamentos, logística, pessoal e
setores administrativos da própria instituição com capacidade de gerenciamento
eficiente de projetos e convênios;
§
Implantação de um plano de segurança
para todos os campi do IFPI, contemplando a segurança patrimonial e
da comunidade;
§
Ampliação do acervo da Biblioteca por
áreas de conhecimento e modalidades de ensino em todos os campi do IFPI;
§
Garantia do funcionamento integral das
bibliotecas nos campi;
§
Estruturação dos ginásios dos campi para que seja garantida a prática
poliesportiva nos mesmos;
§ Construção
e/ou efetivação de alojamento nos campi
do IFPI
III – DIMENSÃO DA GESTÃO
§ Realização
de Concurso Público para contratação de professores para suprir as necessidades
dos cursos e de docentes que estejam com a carga horária sobrecarregada;
§ Contratação
de professores substitutos limitada às situações eventuais de excepcionalidade
para suprir a falta de professor na carreira, por prazo determinado, decorrente
de exoneração ou demissão, falecimento, aposentadoria, afastamento para
qualificação docente, licenças e afastamentos previstos na Lei 8.112 – RJU;
§ Garantir o auxílio transporte para
todos os professores e técnicos, independentemente do local de moradia/
trabalho.
IV – DIMENSÃO DA
DEMOCRATIZAÇÃO E TRANSPARÊNCIA
§ Garantia
de que o caráter público do Instituto Federal de Educação do Piauí, sua
autonomia constitucional e a função social da atividade docente sejam os
elementos definidores das políticas de financiamento e do regramento das
relações de trabalho;
§ Instituição,
democratização e valorização dos colegiados dos cursos, com condições equânimes
de participação na vida acadêmico-institucional a todos os docentes, inclusive
os substitutos, os em estágio probatório e os dos campi do interior;
§ Eleição
imediata da Comissão Permanente de Pessoal Docente;
§ Definição
de normas institucionais (estatuto, regimento e outras) por meio de processos
democráticos, dos quais participe toda a comunidade envolvida;
§ Escolha
democrática, por meio de eleições diretas com voto universal, de todos os
cargos direção do IFPI, com garantia de respeito aos resultados dos processos
eleitorais;
§ Combate
ao assédio moral, causa crescente de doenças físicas e psíquicas dos docentes,
denunciando sua ocorrência ao Ministério Público e às Delegacias do
Trabalho;
§ Realização
de fóruns de discussão para definição da implantação de novos cursos no IFPI;
§
Elaboração de editais de remoção de
professores e técnicos a partir das necessidades apresentadas pelos campi.
V – DIMENSÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
· Eliminação
de todas as formas de precarização do trabalho docente, tais como: aumento da
relação professor/aluno e de horas em sala de aula;
· Impedimento
de qualquer tipo de contrato precário de trabalho, assim como dos mecanismos
que impliquem na transferência de responsabilidades docentes para estudantes de
pós-graduação, estagiários ou técnico-administrativos;
· Garantir
transparência na divulgação das ações administrativas em todas as instâncias do
IFPI, divulgando eficazmente as informações para que toda a comunidade possa
conhecer e se posicionar sobre as diversas questões que envolvem a
administração da instituição;
·
Revogação imediata da Portaria n°
439/2014 que estabeleceu o ponto eletrônico para os servidores do IFPI.
PAUTAS LOCAIS
DOS CAMPI DO IFPI
PAUTA LOCAL CAMPUS ANGICAL DO PIAUÍ
I – DIMENSÃO POLÍTICOPEDAGÓGICA
§ Garantir
as condições necessárias para realização de aulas práticas dos alunos dos
cursos técnicos e superiores.
§ Promover
encontros pedagógicos com pautas claras e objetivas, divulgadas antecipadamente.
§ Realizar
encontros para apresentação e funcionamentos dos cursos do IFPI para a
comunidade.
§ Garantir
a participação dos docentes, técnicos e comunidade no planejamento e
implementação de novos cursos.
§ Promover
capacitação em gestão para servidores em cargo de coordenação de programas e
projetos.
§ Participação
efetiva dos docentes e discentes na reformulação da organização didática por
meio de oficinas.
§ Construir
de forma democrática e independente o calendário acadêmico.
§ Realização
de eventos institucionais para estimular a pesquisa.
§ Ampliação
da política de assistência estudantil.
II – DIMENSÃO DA INFRAESTRUTURA
§ Ampliar do
acervo bibliográfico da biblioteca do campus.
§ Promover
entrega das novas salas de aulas para realização de atividades de ensino e aprendizagem
com os estudantes do campus.
§ Criar
depósito para diversas atividades administrativas, liberando assim, salas ocupadas
de forma indevida (alojamento e laboratórios).
§ Construir
laboratórios de informática com capacidade para uma turma completa de alunos e
estruturação dos já existentes.
§ Estruturar
os laboratórios de Matemática e Física.
§ Garantir
o funcionamento do refeitório no horário noturno.
§ Expandir
a capacidade da internet.
§ Criar de
laboratórios para diversas áreas (Biologia, Química, Línguas).
§ Construção
imediata do laboratório de alimentos.
§ Garantir
o efetivo funcionamento do setor de saúde.
§ Melhorar
o controle da qualidade dos alimentos servidos no refeitório por meio de
profissionais responsáveis por fiscalizar o contrato.
§ Construir
acessos cobertos entre os espaços do campus.
§ Melhorar
as ações de manutenção de infraestrutura do campus.
§ Reforma
do campus.
§ Troca
imediata dos quadros das salas de aulas.
§ Garantir
o funcionamento da piscina.
§ Estruturar
os espaços esportivos.
§ Ampliar
espaços dos professores para atendimento dos alunos.
§ Estruturar
auditório (internet, sistema do som, limpeza, ar condicionado).
III – DIMENSÃO DA GESTÃO
§ Criar um
conselho gestor com a ampla participação de representantes de docentes e discentes.
§ Diminuir a burocracia
para que os professores, técnicos e estudantes possam participar de eventos
representando o campus.
§ Definir critérios públicos,
democráticos e transparentes para a liberação de diárias para viabilizar a
participação de professores, estudantes e técnicos em eventos científicos.
§ Promover prestação de
contas pública dos gastos do campus semestralmente.
§ Criar portal da
transparência com dados abertos e acesso público.
§ Maior divulgação, por
parte da Direção, das decisões tomadas no campus.
§ Contratar mais
professores em áreas específicas (Sociologia, Filosofia, História).
§ Necessidade de
administradores e equipe de contabilidade no campus.
IV –
DIMENSÃO DA DEMOCRATIZAÇÃO E TRANSPARÊNCIA
§ Democratizar o
processo decisório acerca dos investimentos/financiamentos em projetos e
programas de assistência ao aluno.
§ Promover eleição para
direção geral e demais cargos conforme a legislação vigente.
§ Garantir a clareza
nos critérios de nomeação das bancas avaliadoras de concursos e comissões
organizadoras do exame classificatório, bem como a rotatividade dos seus
membros.
§ Instituir práticas de
gestão democrática no campus.
V –
DIMENSÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
§ Promover melhoria na integração entre equipe pedagógica e docente na
deliberação e decisões
de assuntos que envolvam o processo de ensino-aprendizagem e planejamentos no campus.
PAUTA LOCAL CAMPUS
CAMPO MAIOR
§ Laboratórios
para disciplinas da base comum (química, biologia, física, línguas, geografia,
artes, etc.);
§ Laboratório
interdisciplinar;
§ Garantir
o funcionamento pleno do Refeitório;
§ Criação
da empresa-júnior do Instituto;
§ Aquisição
de materiais de apoio à atividades indispensáveis ao dia-a-dia de sala de aula
(xerox, impressoras, etc.);
§ Aquisição
de materiais de apoio à atividades didático-pedagógicos (mapas, filmes
educativos, softwares educativos, etc.);
§ Apoio
às atividades esportivas (uniformes, bolas, etc.);
§ Apoio
às atividades culturais;
§ Melhoria
do acervo da biblioteca;
§ Estímulo
à execução de visitas técnicas nas diversas áreas de conhecimento;
§ Incentivo
a realização de Pesquisa e a Iniciação Científica;
§ Arborização
do campus;
§ Construção
coletiva e democrática do calendário escolar;
§ Democratização
do acesso aos cargos (coordenadores, etc.);
§ Incentivo
a atividades de extensão e integração do campus as atividades locais.
PAUTA LOCAL CAMPUS
FLORIANO
§ Construção
de novas de salas de aula, para que possamos expandir projetos de extensão e
liberar os laboratórios da função de sala de aula.
§ Compra
de materiais de consumo para laboratórios (como o de Soldagem, que não possui
mais insumos para a prática);
§ Expansão
da capacidade do refeitório para que possamos implantar o Ensino Médio
Integrado em três anos;
§ Materiais
de consumo do cotidiano da pratica docente já começaram a escassear (como
pincéis, apagadores);
§ Ampliação
da POLAE, uma vez que a maioria dos nossos estudantes são oriundos de cidades
vizinhas;
§ Expandir
os canais de qualificação docente, em vista das nossas Licenciaturas,
pré-requisito para a continuidade de funcionamentos dos cursos.
PAUTA LOCAL CAMPUS
PAULISTANA
§ Contratação de
professores para as disciplinas específicas nos cursos de Informática,
Mineração e Agropecuária.
§ Garantir recursos
para o desenvolvimento efetivo das atividades de pesquisa e Extensão.
§ Funcionamento
imediato do Refeitório.
§ Construção de Sala de
apoio para os professores
§ Aumento no auxilio
refeição.
§ Garantir o transportes
para os alunos.
§ Construção dos
laboratórios de química, física, biologia e mineração e Laboratorio de Prática
Docente.
§ Adequação do campus
para alunos com portadores de necessidades especiais.
§ Garantir
auxílio-transporte para todos os professores e técnicos, independentemente do
local.
PAUTA LOCAL CAMPUS
PARNAÍBA
PAUTA GERAL
§
Eleição
para diretoria de ensino a fim de respaldar o diretor frente à comunidade e de
acordo com proposta lançada na campanha eleitoral de reitor e diretor geral;
§
Eleição
para as coordenações a fim de respaldar o diretor frente à comunidade e de
acordo com proposta lançada na campanha eleitoral de reitor e diretor geral;
§
Oficialização
do e-mail como ferramenta de comunicação oficial;
§
Transparência
a todas as atividades do IFPI Campus Parnaíba, com a criação de um mural da
transparência, envolvendo informações diversas como afastamentos, diárias,
gastos e recursos do campus com suas devidas rubricas;
§
Convocações
para reuniões extraordinárias, aulas, simulados, e qualquer atividade não
corriqueira dentro da instituição, como pelo menos uma semana de antecedência;
§
Tratamento
isonômico (justificar porque e onde não está havendo isonomia) para com todos
os servidores do campus; [Criar proposta para os casos locais];
§
Criação
de um e-mail geral (grupo de todos os servidores do campus);
§
Definição
do número máximo de alunos matriculados por sala.
§
Modificações
estatutárias no sentido de dotar o campus de colegiado deliberativo.
INFRAESTRUTURA
§ Sala de estudo para
os servidores (professores e técnicos) com baias, cadeiras, Split e Internet;
§ Transformação da sala
dos professores para sala de convivência entre servidores, com estrutura
adequada;
§ Melhoria nas
condições de serviços disponibilizados aos professores (sala, condicionador de
ar, Internet, cabos VGA, cabos de áudio, Mais Datashow);
§ Instalação de
Datashow interativo nas salas de aula evitando assim a necessidade de carga do
mesmo para sala de aula pelo professor, além de evitar problemas decorrentes de
liga-desliga dos mesmos;
§ Alteração ou retirada
de todas as restrições feitas em relação ao refeitório;
§ Resolução da situação
deplorável da quadra de esportes do campus para praticas de atividades
institucionais;
§ Melhorias no
estacionamento para abrigo de veículos de servidores e alunos;
§ Criação de ambientes
para prática esportiva (Campo de futebol, Quadra de Voleibol de Praia, etc.);
§ Restruturação/Reforma
dos banheiros de alunos e servidores
§ Incentivo de programas extra sala de aula, como por exemplo, compra de
instrumentos para cursos de música, violão, coral, etc.
§ Espaço para atividades musicais;
§ Ônibus para o transporte dos alunos;
§ Espaço para atendimento extraclasse;
§ Construção de salas dos professores, atendimento extraclasse;
§ Novos quadros das novas salas são incompatíveis para atividades com data
show;
§ Definição de limite mínimo e máximo de alunos em sala de aula.
PAUTA LOCAL CAMPUS
SÃO RAIMUNDO NONATO
1.
CONTRATAÇÃO DE
PROFESSORES E CAPACITAÇÃO
1.1 Por ausência de profissional no campus
O Campus tem funcionado e alguns cursos
vêm sendo extremamente prejudicados por não possuir professor com habilitação
necessária para ministrar disciplinas como: Segurança do trabalho, Francês e Primeiros
Socorros. Logo, faz-se necessária com urgência a contratação de um professor de
Segurança do trabalho com habilidade para ministrar também a disciplina de Primeiros
Socorros e um professor Licenciado em Letras com habilitação em Francês.
1.2
Por excesso de carga
horária
Alguns professores
estão com carga horária no limite. No caso do professor de Administração, que é
o único no Campus (mesmo tendo o
curso integrado em administração), irá ultrapassar a carga horária de 20 horas
no próximo ano. O mesmo ocorre com os professores de Informática, Sociologia e
Gastronomia, em que a carga horária os impedem ainda de desenvolver atividade
de pesquisa e extensão.
1.3 Capacitação
Planejamento de
calendário de capacitação de mestrado e doutorado em suas respectivas áreas de
atuação ou áreas afins.
2.
CONSTRUÇÃO DE
LABORATÓRIOS
A ausência de
laboratórios no campus de Química, Física, Matemática, Biologia,
humanas e linguagens dificulta o processo de ensino-aprendizagem, visto que
os alunos não podem vivenciar de forma prática as teorias aprendidas nas aulas
teóricas. Os mesmos são de extrema relevância para a realização de experimentos
e desenvolvimento de pesquisas.
3.
MELHORIAS DE LABORATÓRIOS
Os laboratórios
existentes como os de Informática e de Gastronomia precisam passar por
melhorias em suas estruturas:
3.1 Laboratório de Informática:
§ Estruturação do
espaço físico: presença de um profissional que organize o espaço
§ Atenção para os fios
que ficam expostos (questão de segurança)
§ Melhor serviço de internet, que muitas vezes impede a
realização das atividades;
3.1 Laboratório de Gastronomia: reformulação e criação de
novos espaços.
4 CONSTRUÇÃO DE SALAS PARA OS PROFESSORES
Considerando que o
regime de trabalho dos docentes é de Dedicação Exclusiva, faz-se necessário um
espaço (salas com mínimas condições de trabalho), para a realização de
pesquisa, extensão, e atendimento aos alunos e planejamentos pedagógico. Nos
casos dos cursos de nível superior existe ainda a pontuação do MEC
(reconhecimento de curso) para esta problemática. E, um curso fica com nota
restrita quando os professores não possuem salas de trabalho.
5 COMUNICAÇÃO ADEQUADA COM OS CAMPI
Melhoria da
comunicação com os campi do interior,
com vistas a que tenham as mesmas informações e possibilidades do que os da
capital.
6
CONSTRUÇÃO DE
ALMOXARIFADO
Levando em conta que
a demanda de materiais do Campus é grande, faz-se necessária a construção de um
espaço ideal para Almoxarifado de materiais e alimentos do refeitório, pois atualmente salas de aulas e a
sala de multimídia têm sido usadas como depósito de materiais.
7
CONSTRUÇÃO DE POÇO
ARTESIANO
Tendo em vista a
localização do Campus, em região com
escassez de água, a falta constante da mesma inviabiliza a continuidade das
atividades. Faz-se necessário uma construção urgente da construção de um poço
para que os alunos não sejam liberados das atividades escolares.
8
REESTRUTURAÇÃO E
AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA A QUADRA POLIESPORTIVA
Recentemente, o Campus não teve condições de sediar
alguns eventos esportivos em suas dependências por não possuir tabela de
basquete. Na disciplina de Educação Física, a prática desta modalidade tem sido
comprometida pela ausência de condições mínimas.
9
CONTRATAÇÃO
EMERGENCIAL DE 02 MOTORISTAS
Com a aquisição do
ônibus coletivo (para trazer os alunos ao Instituto) aumentou a demanda do
trabalho dos motoristas. O Campus possui
apenas dois motoristas, que eram responsáveis por dirigir nas Visitas Técnicas
e o carro Oficial. Com chegada do ônibus, uma visita técnica pode fazer com que
o coletivo não circule, comprometendo assim, a vinda dos alunos ao Campus.
10
REFEITÓRIO
10.1 Oferta de lanche e jantar
A partir de 2015 o
Campus passou a oferecer o curso Integrado em horário integral. No entanto,
eles contam apenas com o almoço para essa jornada extensa de atividades
escolares.
10.2 Melhoria do almoço
Nem sempre o
refeitório possui condições para ofertar os itens de uma dieta que garanta as
demandas nutricionais dos alunos, devido à falta de recursos e aquisição
específica de insumos para o refeitório. Além disso, este ano aumentou o número
de alunos almoçando no Campus, por
conta dos cursos de duração integral.
O Campus SRN é referência
para uma microrregião, e a ausência de residência estudantil inviabiliza alunos
carentes de estudarem no Campus, pois
financeiramente não podem arcar nem com o deslocamento, nem com o aluguel de
casa no município.
12
AMPLIAÇÃO DOS
RECURSOS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
Por mais que alguns
alunos sejam contemplados, o número de alunos carentes que ficam sem receber
auxílio ainda é grande. E isso pode comprometer a permanência destes no Campus.
13
VISITAS TÉCNICAS
Partindo do principio
que as visitas técnicas obrigatórias são pré-requisito para a conclusão do
curso Técnico em Guia de Turismo, há uma necessidade de cumprimento das visitas
até então atrasadas. Além da garantia das próximas visitas e de equipamentos
que otimizem a realização destas, como um ônibus adequado para viagens de
grandes distâncias.
14
INSUMOS PARA AULAS
PRÁTICAS
Algumas disciplinas
prática do curso Tecnólogo em Gastronomia, Técnico em Cozinha e Técnico em
Serviços de Restaurante e Bar necessitam de insumos para cumprir seus créditos.
15
UNIFORME PADRÃO DOS
ALUNOS
Os fardamentos com o
logotipo da Instituição devem ser fornecidos pelo Campus a todos os alunos dos Cursos Técnicos e Integrados.
16
AJUDA DE CUSTO PARA
COMPRA DE EPIs E UTENSÍLIOS PARA AS AULAS PRÁTICAS
Os cursos de
Tecnólogo em Gastronomia, Técnico em Cozinha e Técnico em Serviços de
Restaurante e Bar utilizam uniformes específicos e essenciais para sua
segurança na cozinha, além de utensílios presentes no Regulamento do
Laboratório. O uniforme completo e os utensílios custam em média R$ 500,00 para
o aluno ingressante. Desta forma, caberia uma bolsa auxílio para os alunos que
não pudessem adquirir esses materiais.
17
RECURSO PARA A
REALIZAÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO
Algumas atividades de
ensino, como projetos curtos que celebrem dia da poesia, do meio ambiente,
consciência negra, etc. são realizados pelos professores e apresentam baixo
custo de realização (R$ 200 a R$ 30). No entanto, os editais que financiam
projetos são para grandes eventos e muitas vezes os professores acabam tirando
do bolso os valores menores para custear os pequenos eventos.
18
PRESENÇA DE
PROFISSIONAIS (ARQUITETOS) PARA VIABILIZAR A OTIMIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DO CAMPUS
Mesmo o Campus tendo estabelecido uma Comissão
para cuidar da organização do espaço, a presença de um profissional é
indispensável para pensar uma melhor otimização destes.
19
CONSTRUÇÃO E
ESTRUTURAÇÃO DE UM ESPAÇO PARA SERVIÇOS DE REPROGRAFIA E LANCHONETE.
O Campus de SRN fica bem distante do
centro, logo distante de serviços básicos para quem passa o dia no Campus, como Xerox e lanche. Os alunos
de curso integral passam o dia todo no Campus
e ficam limitados a distância e a ausência desses serviços.
20
VAGAS PARA MONITORIA
DE ENSINO
A monitoria é de
fundamental importância para formação dos discentes, além de alguns cursos
terem nos seus PPCs a monitoria como atividade complementar. Considerando que o
Campus SRN não abre vagas há algum tempo seria primordial o retorno dessas
bolsas de monitoria de ensino.
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS QUE ENVOLVEM O PSAD
20.1 Privilégio do ensino em detrimento da pesquisa e
extensão: um
professor que tem carga horária de 20 horas fica impossibilitado de desenvolver
pesquisa e extensão, ou ele incorrerá no item 20.2;
20.2 PSAD Real x PSAD Virtual: Fica bem evidente
para o docente no momento de preencher o PSAD a distância entre suas atividades
e o que é colocado no PSAD para “aprovação”. Mesmo passando da carga horária de
40 horas, o professor fica refém desse sistema que limita suas atividades, tendo
muitas vezes que omitir suas funções para não deixar de pesquisar ou
desenvolver projetos de extensão. E sabe-se que a pesquisa e extensão são
pontos de extrema relevância para o desenvolvimento local, que é proposta do
IF. Sabe-se ainda, que no momento de reconhecimento de curso (MEC), a presença
de pesquisa e extensão conta ponto;
21 NOTA DE CORTE NO ENEM
A ausência de nota de
corte no ENEM faz com que alunos sem base alguma entrem no IF, e por conta
dessa falta de base não se adaptem a realidade e acaba aumentando o número da evasão;
§ Construção Coletiva e
democrática do calendário Acadêmico
§ Sábados Letivos que
realmente sejam letivos, em seus aspectos estruturais de limpeza, biblioteca e
apoio às aulas.
§ Democratização do
acesso aos cargos de coordenadores e outros
§ Informatização/Sistematização
do Controle Acadêmico
§ Assinatura de
revistas e jornais
§ Arborização do Campus
PAUTAS
DE REIVINDICAÇÕES DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO IFPI-CAMPUS SÃO RAIMUNDO NONATO
PAUTAS GERAIS:
AUMENTO DO NÚMERO DE SERVIDORES EM TODOS OS SETORES
Visto que o campus já
comporta muitos alunos, solicitamos aumento de recursos humanos em todos os
setores, para que estes passam a funcionar de acordo com o que diz o Código de
Ética do Servidor Público, prestando serviço com eficiência, em tempo hábil e
de maneira proba.
CONTRATAÇÃO DE TÉCNICOS SUBSTITUTOS
Especificamente para
possibilitar aos técnicos o afastamento para programas de mestrado e doutorado
e para casos de licenças e férias de servidores efetivos.
CAPACITAÇÃO PARA TODOS OS SERVIDORES
Em todos os setores
existem profissionais que precisam de capacitações para desempenhar melhor suas
funções, com o intuito de que o público (interno e externo) seja atendido com
eficiência e excelência.
RSC PARA TÉCNICOS
Esta reivindicação inclusive
já é pauta de entidades sindicais como a FASUBRA e o SINASEFE, visto que antes
de ingressarmos ao serviço público nós já tínhamos habilidades, competências,
saberes e experiências acumulados, fazendo-se necessário o reconhecimento
deste, além do fato disso já ser um direito dos docentes, a categoria dos
técnicos reivindica a extensão desse direito também.
AFASTAMENTO PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROGRAMAS
DE MESTRADO, DOUTORADO E PÓS-DOUTORADO A QUALQUER TEMPO
Esta reivindicação
também é pauta da seção sindical FASUBRA, que requer do MEC a extensão do art.
30 da Lei 12.772/2012 para os TAES. A categoria de técnicos do campus São Raimundo Nonato requer esse
direito de capacitação, participar de programas de pós-graduação stricto sensu é uma maneira de
incentivar os servidores a ter formação continuada e tratar com isonomia
docentes e técnicos.
BOLSAS DE ESTUDOS PARA TÉCNICOS EM PROGRAMAS DE
PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
A FASUBRA e o
SINASEFE também têm negociado com o MEC para garantir para os técnicos o
recebimento de bolsas de pesquisa, desenvolvimento, inovação e intercâmbio
concedidas pelos Institutos e Universidades. Os técnicos do IFPI-SÃO RAIMUNDO
NONATO requerem essa garantia a todos.
AMPLIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO MINTER E DINTER
PARA TODOS OS SERVIDORES
A Instituição precisa
investir na capacitação dos seus servidores, afinal somos uma Instituição de
ensino, pesquisa e extensão, como foco em tecnologia e priorizando as demandas
sociais, assim sendo, faz-se necessário existir parcerias do IFPI com instituições
para que se oferte mais cursos de pós graduação por meio de MINTERs e DINTERs.
FLEXIBILIZAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO PARA 6 HORAS
A FASUBRA também tem
negociado com o MEC esta pauta, que tem apontado estar de acordo com o decreto
1.590/1995 e o decreto 4.836/2003, os quais estabelecem critérios para que as
instituições possam aprovar os turnos contínuos de trabalho, que são: a
necessidade de atendimento ininterrupto; necessidade do setor estar funcionando
no período noturnos (após as 21 horas); fazer atendimento ao público (que a CGU
entendeu como público apenas o externo). Cabe ressaltar que os decretos não
exigem todos os critérios para que haja a flexibilização do horário, mas um ou
outro, sendo assim, requer que os setores que atendem algum destes requisitos
flexibilizem os horários, já que a portaria emitida pela reitoria restringe
alguns setores por levar em consideração outros critérios.
PAUTAS EMERGENCIAIS PARA O CAMPUS:
AUMENTO DA SEGURANÇA NO CAMPUS: implantação de portões na entrada do campus; implantação da vigilância eletrônica; aumento de recursos
humanos; controle de entrada e saída de visitantes e comunidade escolar.
O campus São Raimundo Nonato, como muitos
dos campi do IFPI, fica muito
afastado da cidade e este fator gera insegurança tanto aos servidores como aos
alunos. Além disso, não há um controle de entrada e saída de visitantes e
tampouco de alunos, o que dificulta o trabalho da coordenação de disciplina,
bem como gera insegurança a toda a comunidade escolar. Desta maneira, a
necessidade de implantar portões no campus,
bem como aumentar o número de vigilantes, é urgente e justificável.
LICITAÇÃO PARA LANCHONETE
Nossos alunos não são
apenas da cidade, mas alguns vêm do interior do estado, e alguns do interior da
Bahia, aqueles que fazem ensino médio integrado precisam passar muito tempo no campus e por existir apenas a oferta de
almoço para eles, é urgente que se abra a licitação de lanchonete para que o campus possa ter o serviço de lanche e
os alunos poderem ter mais rendimento e permaneçam tanto tempo no campus.
LICITAÇÃO PARA REPROGRAFIA
Nossos alunos recebem
os livros com atraso, como aconteceu este ano (2015), além de nossa biblioteca
ter um acervo limitado de fontes de estudo, muito professores, para otimizar o
processo de ensino-aprendizagem, terminam por passar materiais extras, e os
alunos precisam se deslocar até o centro da cidade para fazer a cópia, assim, é
importante existir a reprografia dentro do campus.
CONTRUÇÃO DE LABORATÓRIOS NO CAMPUS – Física, Biologia,
Linguagens, Geomática, Lahis
Em alguns campi do IFPI já existem esses
laboratórios, mas no campus São
Raimundo Nonato não há nenhum deles, é necessária e urgente a construção desses
laboratórios, para que os nossos alunos não fiquem prejudicados e não tenham um
ensino precarizado, limitado, pela falta desses locais que ajudariam muito na
dinâmica docente, como incentivaria o interesse pelo ensino, pesquisa e
extensão pelos discentes.
CRIAÇÃO DE UMA COPA NO CAMPUS
Além de retirar o
serviço da oferta de café do restaurante, que já tem muitas demandas, é
necessário um espaço onde os servidores pudessem fazer suas refeições (já que
no campus só há oferta de almoço).
FRIGOBAR PARA TODOS OS SETORES
Atualmente poucos
setores dispõem de frigobar, os técnicos do campus
requerem que em todos os setores tenham frigobar, para que possam guardar seus
alimentos.
AUMENTO DO NÚMERO DE MOTORISTAS
Solicita-se que se
contratem mais dois motoristas, visto que no campus existem apenas dois, que já estão cobrindo os três turnos de
aula dirigindo o ônibus escolar, o veículo oficial e mais o veículo usado para
visitas técnicas, não tendo condições de atender às demandas institucionais.
CONSTRUÇÃO DE DEPÓSITO PARA MATERIAIS
É necessário, pois o almoxarifado do campus não suporta a demanda e precisa existir um lugar específico
para guardar materiais.
CONTRUÇÃO DE UM ARQUIVO PARA GUARDAR DOCUMENTOS
No campus os documentos ficam ocupando
muito espaço dos setores por não haver um lugar específico para que eles sejam
guardados.
ARBORIZAÇÃO DO ESTACIONAMENTO
No campus há poucas árvores, e no
estacionamento não há nenhuma, os transportes de alunos, servidores e
visitantes ficam expostos às intempéries, necessária a arborização do
estacionamento, bem como todo o campus.
AUMENTO DE RECURSOS PARA INSUMOS DO RESTAURANTE
O restaurante do campus que só oferece almoço, este ano
já precisou de recursos, pois o estoque acabou, a reitoria repassou recursos
para manter o restaurante funcionando, o que não demorou muito tempo e teve que
fechar, além disso, nossos alunos têm contraturno precisam de lanche, almoço e
jantar, sem o aumento do recurso para compra de insumos do restaurante fica
muito difícil manter nossos alunos no campus.
LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS PARA O
RESTAURANTE
O número de
servidores de funcionários do restaurante é bastante reduzido, precisa de mais
até para ofertar outras refeições.
ADICIONAL DE INSALUBRIDADE PARA OS SERVIDORES E OS
TERCEIRIZADOS LOTADOS NO RESTAURANTE
O laudo para constatar
quais servidores e terceirizados podem receber o adicional de insalubridade e
periculosidade precisa ser feito, por isso, requerer-se o profissional
responsável por fazer e emitir o laudo o mais rápido possível, para que os
funcionários do setor possam receber o adicional que lhes cabe.
AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA O SETOR DE INFORMÁTICA
Para que os
servidores deste setor possam desempenhar melhor suas funções.
PROGRAMAS: PRONATEC E MULHERES MIL
Recursos para
melhorar a estrutura dos espaços onde os cursos são ofertados; aumento do
número de cursos; aumento do número de recursos humanos; pagamentos dos
funcionários sejam feitos sem atrasos.
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO (DAP)
§ Capacitação para:
formação de equipe de licitação; fiscalização de contrato; SCPD; em gestão de
pessoas;
§ Criação do setor de
protocolo no campus;
§ Aumento de recursos
para o estoque do almoxarifado;
§ Contratação de equipe
de manutenção predial
COORDENAÇÃO DE CONTROLE ACADÊMICO
§ Capacitação dos
servidores;
§ Informatização
imediata do setor (Q-Acadêmico);
§ Criação de grupo de
trabalho visando identificação e correção de pendências do setor.
COORDENAÇÃO DO SETOR DE SAÚDE
§ Adicional de
insalubridade para servidores do setor;
§ Concurso para médico
e enfermeiro para o setor;
§ Aumento de recursos
humanos para o setor;
§ Flexibilização da
jornada de trabalho para 6 horas dos servidores do setor;
§ Cumprimento da lei 12.317/2010
de jornada de 30 horas para assistentes sociais;
§ Capacitação para
todos do setor;
§ Aprimoramento da
assistência estudantil- sobretudo nas bolsas POLAE-aumento de bolsas e
compromisso de pagamento em dia das bolsas.
COORDENAÇÃO DE DISCIPLINA
§ Implantação do
controle de entrada e saída de alunos- carteirinhas estudantis de
identificação;
§ Concurso para técnico
em audiovisual;
§ Convocação de mais
assistentes de alunos;
§ Equipamentos de
multimídia para todas as salas de aula;
§ Reorganização do layout dos setores do IFPI-SRN;
§ Criação de uma área
de lazer/descanso para alunos e servidores.
LABORATÓRIO DE COZINHA
§ Adicional de
insalubridade e periculosidade;
§ Aumento de recursos
para insumos do setor;
§ Criação de
laboratórios para os cursos de cozinha, restaurante e bar;
§ Concurso/convocação
de novo técnico em laboratório de cozinha.
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
§ Formação continuada
para atender alunos com déficit de aprendizagem;
§ Capacitação para
fazer formação continuada para docentes (sobretudo no que tange à avaliação e
planejamento);
§ Criação de um espaço
reservado para atendimento de alunos, pais e docentes;
§ Linha telefônica para
comunicação ramal e externa.
COORDENAÇÃO DE BIBLIOTECA
§ Aumento do acervo do
setor;
§ Capacitação para
todos do setor;
§ Aquisição de novos
computadores.
PAUTA LOCAL CAMPUS
TERESINA-CENTRAL
§ Garantir autonomia para a equipe pedagógica do
campus Teresina Central, para que a equipe oriente a ação pedagógica
da Instituição;
§ Garantir formação sistemática para os professores
ingressantes na carreira e/ou sem formação pedagógica;
§ Garantia do funcionamento integral da biblioteca
aos sábados e no período das férias;
§ Disponibilidade de sala para funcionamento das
monitorias dos diversos cursos;
§ Garantir sala de aula individual para os
professores do campus Teresina
Central;
§ Ampliação do estacionamento do campus
Teresina Central;
§ Condições de funcionamento para as atividades
acadêmicas noturnas idênticas àquelas oferecidas durante os expedientes diurnos
(ampliação do horário de funcionamento da biblioteca, funcionamento do
refeitório no horário noturno);
§ Ampliação do número de refeições servidas no
refeitório, com estabelecimento de critérios para uso do mesmo, bem como fim do
privilégio na fila do refeitório;
§ Garantia de laboratórios equipados e específicos
para atender as diferentes especificidades dos cursos do IFPI: Zoologia e
Botânica, Informática, etc.
§ Garantia de Laboratório de Informática para os
alunos do IFPI com acesso à internet para realização de pesquisa, trabalhos,
etc.
§ Manutenção do funcionamento do Laboratório de Artes
Visuais;
§ Ampliação do acervo de livros da biblioteca central
do IFPI;
§ Reforma imediata das salas de aula do Prédio C do campus
Teresina Central, com atenção para as instalações elétricas;
§ Imediata reativação do serviço de reprodução de
textos no IFPI (cópias).
§ Realização de Concurso Público imediato para
contratação de Professores para suprir as necessidades dos cursos que estão com
várias disciplinas sem professores/as;
§ Eleição para todos os cargos de gestão do campus Teresina Central
§ Garantir o funcionamento efetivo dos laboratórios
dos cursos com formação para os professores.
§ Construir um calendário de formação continuada para
os/as professores/as do campus que
deverá ser apresentado no primeiro encontro pedagógico do ano, contemplando
especialmente a formação para atuação na educação inclusiva.
PAUTA LOCAL CAMPUS
TERESINA-ZONA SUL
§
Fortalecimento
do caráter avaliativo dos Encontros Educacionais em relação ao trabalho
desenvolvido no ano letivo anterior, produzindo diagnósticos e perspectivas
para o ano letivo iniciado pelo Encontro;
§
Construção
da programação do Encontro Educacional também a partir de pautas sugeridas
pelos professores à Coordenação Pedagógica;
§
Registro
de reuniões específicas periódicas na carga horária docente;
§ Aquisição de Kit’s
didático-experimentais para as áreas de Física, Química, Biologia;
§ Instalação de um laboratório
comum e laboratório de artes;
§ Contratação de novo
professor efetivo de Filosofia para suprir a demanda de professores dessa área,
que atuam em todos os níveis e modalidades dos cursos do campus;
§ Transformação da
Coordenação de Ciências da Natureza, Humanas e Letras em três Coordenações
específicas;
§ Implementação e
funcionamento regular dos Colegiados de Cursos, com o efetivo exercício de suas
atribuições regimentais, dentre os quais a elaboração e discussão das ementas
dos cursos;
§ Instalação de sistema
de som no campus, utilizando-o com
finalidades pedagógicas;
§ Instalação de
datashows em todas as salas de aula, após revisão podendo este projeto ser
revisto para sua.
§ Instalação de um
Laboratório Audiovisual no Campus para o desenvolvimento de material multimídia;
§ Criação de um
“orçamento participativo” a fim de se discutir as prioridades de gastos e distribuição
dos recursos financeiros do Campus.
PAUTA LOCAL CAMPUS
PIRIPIRI
DIMENSÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA
§ Discussão das ementas
das disciplinas nos colegiados dos cursos;
§ Definição de
critérios objetivos para distribuição de horário entre os professores;
§ Construção de um
plano de formação continuada para os professores do IFPI;
§ Participação efetiva
da comunidade (professores, técnicos e alunos) na reformulação da organização
didática;
§ Estabelecimento de
critérios para visitas técnicas, com vinculação a projetos.
DIMENSÃO FINANCEIRA E DE INFRAESTRUTURA
§ Melhor estruturação
da sala dos professores, com cabines individuais e cadeiras adequadas;
§ Funcionamento da
impressora conectada a todos os computadores da sala dos professores;
§ Acesso à internet em
todos os computadores da sala dos professores;
§ Consertos dos datashows com problemas técnicos e
aquisição de novos equipamentos;
§ Aquisição de livros
para os alunos (parte não recebeu material das disciplinas propedêuticas);
§ Estruturação de
laboratórios, com contração de pessoal técnico responsável e equipamentos
necessários para seus funcionamentos:
· Matemática, com
computadores e programas específicos para o ensino e lousa digital;
· Informática, com
programas específicos para ensino de matemática e vestuário;
· Vestuário
(laboratório de estamparia);
· De Línguas (sala de
leitura);
§ Aquisição de livros
para biblioteca em todas as áreas do conhecimento (inclusive Vestuário);
§ Subsídios para
visitas técnicas e capacitação dos professores;
§ Verbas para materiais
de expediente, principalmente, os serviços de Xerox;
§ Assistência
financeira que alcance um número maior de alunos carentes;
§ Garantia de
infraestrutura e verba para que os docentes possam atender às exigências de
atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão;
§ Funcionamento do
refeitório no turno da noite;
§ Armários para os
alunos dos cursos técnicos integrados;
§ Criação de ambiente
de sociabilidade para os alunos.
DIMENSÃO GESTÃO
§ Apresentação
semestral da prestação de contas;
§ Definição democrática
de critérios públicos para a distribuição interna de recursos e de cargos.
PAUTA LOCAL CAMPUS
VALENÇA
1.
DIMENSÃO POLÍTICO
PEDAGÓGICA
1.1
Participação
mais efetiva dos docentes na elaboração e reformulação de Projeto Pedagógico de
Curso, vista que a maioria dos PPC são cópias de outros campi;
1.2
Constituir
os colegiados dos cursos do campus.
2.
DIMENSÃO
INFRAESTRUTURA
2.1
Abrir
o refeitório, tendo em vista que a instituição se propõe ser de ensino integral
e a necessidade de aulas no contra turno.
2.2
Adquirir
laboratórios de Música, Química, Física, Biologia e Meio Ambiente.
2.3
Equipar
o laboratório de Matemática.
2.4
Nomear
técnicos para os laboratórios de informática existentes.
2.5
Aumentar
as bolsas estudantis e ajuda de custo para as visitas técnicas.
2.6
Equipar
o setor de saúde.
2.7
Equipar
salas de docentes para atendimento individual ao aluno.
2.8
Substituir
os quadros de vidros das salas de aula.
2.9
Reformar
a quadra poliesportiva e adquirir materiais para práticas esportivas.
2.10
Adquirir
livros que atendam às necessidades dos cursos integrados e técnicos.
2.11
Internet
para os alunos
3.
RELAÇÕES DE TRABALHO
3.1 Esclarecer os
afastamentos de servidores em decorrência de desgaste com a gestão.
3.2 Esclarecer a flexibilidade de horários para alguns servidores em
detrimento de outros.
PAUTA LOCAL DOS ESTUDANTES DO IFPI
PAUTAS GERAIS DOS ESTUDANTES
COPIADORAS
1.
Implementação
de copiadoras a preço de custo em todos os campi;
2.
Bolsa
de auxílio Xerox.
LABORATÓRIOS
§ Construção de
laboratórios que atendam as necessidades dos cursos;
§ Ativação dos
laboratórios já existentes e que não estão em funcionamento;
§ Manutenção continua e
equipamentos modernos, de acordo com os avanços tecnológicos de cada área de
estudo do IFPI.
BIBLIOTECA
§ Estruturação e
ampliação das bibliotecas e a aquisição de novos livros
POLITICO-PEDAGÓGICO
§ Contratação de mais
professores efetivos
§ Reformulação e análise
da organização didática com a participação de todos os segmentos que compõem a
comunidade acadêmica;
§ Contratação de
bolsistas em regime de estagio vinculados ao Instituto;
§ Implementação de uma
política de assistência estudantil que garanta os seguintes benefícios: moradia/alojamento
estudantil, auxílio transporte, bolsa trabalho, bandejão gratuito em todos os campi do IFPI;
§ Ampliação das bolsas
de assistência estudantil e imediato pagamento das parcelas atrasadas;
§ Garantia de ônibus
para encontros dos estudantes sem restrição de quilometragem;
§ Transporte para
eventos acadêmicos com financiamento pelo IFPI;
§ Acesso à internet de
qualidade a todos
§ Aprimoramento e
ampliação dos projetos de extensão em incentivo à pesquisa e desenvolvimento
tecnológico
§
DEMOCRATIZAÇÃO
§ Eleições para
coordenador de curso e diretor de ensino com voto universal;
§ Eleições diretas para
reitor e diretor do campus com voto
universal;
§ Reuniões bimestrais
do Conselho de Classe com a presença dos representantes de turma.
UNIFORME ESCOLAR
§ Não adesão à
obrigatoriedade da calça padronizada como componente do uniforme escolar
PAUTA
LOCAL DOS ESTUDANTES – CAMPUS
FLORIANO
Pauta Geral dos Estudantes de Floriano
§ Versão online
do jornal Grêmio;
§ Aulas de legislação;
§ Aulas de educação política;
§ Auxílio a projetos de extensão (teatro, jiu-jitsu,
judô, atletismo);
§ Disponibilização de salas (realocação de materiais
e aumento do número);
§ Materiais para monitores;
§ Agilização da disponibilização dos monitores;
§ Pontualidade dos professores;
§
Maior fiscalização da POLAE.
Curso
de Meio ambiente
§ Laboratório específico;
§ Professores da área técnica;
§ Bolsas de incentivo científico;
§ Atividades práticas do curso técnico
(semestralmente).
Curso
de Eletromecânica
§ Aulas práticas (manutenção);
§ Renovação dos materiais;
§ Professores especializados;
§ Viagens técnicas;
§ Bolsa de incentivo à produção tecnológica;
§ Reutilização de equipamentos.
Curso
de Edificações
§ Atividades práticas bimestrais;
§ Estudo de Empreendedorismo;
§ Bolsa de incentivo a produção tecnológica.
Cursos
superiores – geral
§ Aula de Metodologia Científica;
§ Preparação específica para a elaboração do TCC.
Curso
de ADS
§ Renovação das máquinas (computadores);
§ Aulas práticas;
§ Bolsa de incentivo a produção tecnológica;
§ Viagens técnicas.
Curso
de Biologia
§ Laboratórios;
§ Organização da grade curricular (acrescentar
matérias).
PAUTA
LOCAL DOS ESTUDANTES – CAMPUS
TERESINA-CENTRAL
REFEITÓRIO
- Contratação
de funcionários para organizar a fila no horário do almoço e também para
melhoria da prestação do serviço;
- Estabelecimento
do horário diário do almoço para as 11h30;
- Acabar com
privilégios na fila, tanto por parte de alunos bem como de servidores.
Sugere-se o atendimento proporcional (X número de servidores para Y número
de alunos);
- Serviço de
jantar a partir das 17h30, tendo em vista que muitos estudantes têm
jornadas duplas ou triplas de trabalho e estudo, e esta já é uma
reivindicação de muito tempo dos mesmos.
PAUTA DOS ESTUDANTES
DO CAMPUS TERESINA-ZONA SUL
- Necessidade
da regulamentação dos estágios no Campus,
diante das diversas dificuldades com relação aos estágios obrigatórios e
necessidade de uma maior discussão sobre o tema;
- Concessão
de mais incentivos ao esporte, atendendo à necessidade de mais um
professor de educação física e estabelecimento de convênios;
- Eleições
diretas com voto universal para as coordenações de curso e direção de
ensino;
- Aumento
da carga horária de sociologia e filosofia no terceiro e quarto ano do
ensino integrado.
- Repensar
os horários dos ônibus, que não estão satisfazendo às reais necessidades
dos discentes, principalmente no turno da noite;
- Discutir
a possibilidade de estender as aulas das turmas noturnas para o sábado,
diminuindo o número de aulas diárias para três, ou repensar os horários
noturnos para melhoria das dificuldades;
- Buscar
diálogo e ajuda junto às instituições de segurança pública e à STRANS para
discutir segurança no campus e
problemas com o transporte coletivo;
- Criar
uma programação e um planejamento antecipado para garantir a participação
dos estudantes em eventos como olimpíadas podendo este planejamento fazer
parte do Calendário
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