segunda-feira, 9 de abril de 2012

CAMPANHA SALARIAL 2012: GOVERNO DESCUMPRE ACORDO DE 2011 E AUMENTA ARROCHO SALARIAL

SINDIFPI NA LUTA!
                                                        
Prezados(as) Professores(as) e toda a Comunidade do IFPI,
A necessidade de nos organizarmos em torno da defesa de nossos direitos está posta. Diante dos intensos ataques desferidos pelo Governo Dilma sobre nossos direitos e conquistas durante todo o ano de 2011 e dos posicionamentos políticos e mais ataques deste mesmo governo no início de 2012, só nos resta uma alternativa, nos organizarmos para o embate, pois a postura do governo se mostra claramente ofensiva.
Durante o ano de 2011 tivemos duras negociações com o Governo Dilma. Nosso sindicato nacional, o ANDES-SN, travou fortes debates na defesa da proposta de acordo emergencial apresentada ao governo em 2011, que, diante dos visíveis sinais de crescimento do movimento docente e do indicativo de greve nacional, resultaram na flexibilização do governo em alguns pontos e na consequente apresentação de uma proposta do governo (para ser aplicada a partir de março/2012):
A) incorporação da GEDBT ao VB; B) correção de 4% na tabela para os docentes da carreira do ensino superior e da carreira de EBTT, incidindo também sobre a RT, isto é, sobre todas as colunas da composição remuneratória, vigorando a partir de março de 2012; C) equiparação salarial dos docentes da EBTT com os docentes do MS; D) compromisso com a reestruturação da carreira, constituindo grupo de trabalho com prazo conclusivo até maio de 2012, além de oficinas para aprofundamento temático; E) compromisso referência remuneratória com a C&T atualizada.
Apesar de não atender à maior parte das demandas apresentadas pela categoria, a proposta foi aceita pela maioria das Seções Sindicais do ANDES-SN com data para o inicio de sua aplicação marcada para março de 2012.
Pois bem colegas professores(as), o prazo encerrou, o mês de março/2012 acabou e o que vemos é que o Governo Dilma mais uma vez mostra não estar do lado dos trabalhadores e trabalhadoras desse país. Além de não ter cumprido o acordo emergencial firmado com nosso Sindicato Nacional, ANDES-SN, já cortou R$ 55 bilhões dos investimentos previstos para as áreas sociais e, conseqüentemente, anunciou sua política de REAJUSTE ZERO AO FUNCIONALISMO, negou aumento real aos aposentados ao mesmo tempo em que mantém a política de isenção de impostos a setores do empresariado.
Vimos também nos últimos dias a mídia nacional enaltecer os fundos de pensão atacando a previdência social enquanto no Congresso Nacional o Governo Dilma aprovava com um rolo compressor a previdência complementar para os servidores públicos, dando um golpe de morte na previdência pública dos servidores. 
Somando-se isso tudo a um cenário internacional de crise, que se espraia pelo mundo, onde o crescimento do PIB de 2011 foi de apenas 2,4, ou seja, em franca desaceleração e menos da metade dos 5% previstos, e com o Governo e os empresários jogando o peso da crise sobre os trabalhadores e trabalhadoras deste país, cortando verbas destinadas às áreas sociais para pagar religiosamente a dívida pública da qual só em 2011 o mesmo governo pagou cerca de 798 bilhões de reais(vide orçamento federal de 2011), só nos resta uma alternativa, organizar a nossa luta junto as demais categorias dos servidores públicos federais para defendermos nossos direitos.
Nesse sentido o SINDIFPI convida todos os professores do IFPI a participarem da ASSEMBLEIA GERAL marcada para o dia 17/04 no AUDITÓRIO CLÓRIS OLIVEIRA NO CAMPUS TERESINA-CENTRAL, ÀS 17:30 para nos atualizarmos com os informes nacionais mais recentes e discutirmos os próximos passos da Campanha Salarial de 2012, definindo a partir daí os nossos encaminhamentos locais.
E no dia 19/04 faremos uma PARALISAÇÃO DE 24 HORAS NO IFPI em adesão a PARALISAÇÃO NACIONAL DE 24 HORAS DA EDUCAÇÃO FEDERAL, manifestação esta aprovada na nossa última Assembléia ocorrida no dia 03/04.

CALENDÁRIO DE LUTAS DOS PROFESSORES DO IFPI:

17/04 – 17:30 – ASSEMBLÉIA GERAL – AUDITÓRIO CAMPUS TERESINA-CENTRAL

19/04 – PARALISAÇÃO DE 24 HORAS DOS PROFESSORES DO IFPI

Nenhum comentário: