sexta-feira, 14 de setembro de 2012

PAUTA LOCAL DE REIVINDICAÇÕES DE PROFESSORES, ESTUDANTES E TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO IFPI



 
 
PAUTA LOCAL DE REIVINDICAÇÕES DOS PROFESSORES, ESTUDANTES E TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO IFPI

I – DIMENSÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA
    
    1.1 PAUTA Geral DO IFPI

  • Garantia da participação dos professores no planejamento dos Encontros Pedagógicos; e que estes sejam transformados  em espaço de debate sobre os problemas, desafios e perspectivas da instituição;
  • Realização de fórum de discussão para definição de cumprimento da carga horária máxima e a atuação dos professores nos diversos níveis e modalidades de ensino do IFPI.
  • Garantir a ampla divulgação e a aplicação rigorosa da Resolução que normatiza a distribuição da carga horária dos professores;
  • Garantir que os professores ministrem somente disciplinas dentro de sua competência específica;
  • Implementação e funcionamento regular dos Colegiados de Cursos, com o efetivo exercício de suas atribuições regimentais, dentre os quais a elaboração e discussão das ementas dos cursos;
  • Reformulação da organização didática do IFPI - construída de forma democrática, com a participação efetiva da comunidade (professores, estudantes e técnicos);
  • Criação de Coordenações organizadas por áreas do conhecimento e do Ensino Médio Integrado ao Técnico nos Campi que ainda não possuem essa coordenação;
  • Funcionamento efetivo do Conselho de Classe, em reuniões bimestrais, como estabelece a Organização Didática;
  • Garantia de construção de um plano de capacitação dos professores para o uso de Novas Tecnologias, em cada campus e com oferta regular.
  • Construção de um plano de formação continuada para os professores do IFPI;
  • Constituição de um grupo de trabalho para realização de um estudo aprofundado sobre a metodologia de avaliação dos estudantes do IFPI;
  • Implementação de um plano de divulgação permanente sobre a oferta e o funcionamento dos cursos do IFPI para a comunidade;
  • Instalação de sistemas de som em todos os campi, utilizando-o com finalidades pedagógicas.
  • Ampliação da oferta de MINTER’s e DINTER’s, possibilitando o afastamento dos professores para cursarem Mestrado/ Doutorado.

     1.2 - PAUTAs locais DOS CAMPI

       1.2.1 TERESINA-CENTRAL

  • Garantir autonomia para a equipe pedagógica do campus Teresina Centralpara que a equipe oriente a ação pedagógica da Instituição;
  • Garantia do funcionamento integral da biblioteca aos sábados e no período das férias;
  • critérios públicos e democráticos, bem como a priorização da dimensão pedagógica dessa atividade.

     1.2.2 TERESINA-ZONA SUL

  • Fortalecimento do caráter avaliativo dos Encontros Educacionais em relação ao trabalho desenvolvido no ano letivo anterior, produzindo diagnósticos e perspectivas para o ano letivo iniciado pelo Encontro.
  • Construção  da programação do Encontro Educacional também a partir de pautas sugeridas pelos professores à Coordenação Pedagógica.
  • Aquisição de Kit’s didático-experimentais para as áreas de Física, Química, Biologia.
  • Contratação de novos professores efetivos de Sociologia e de Filosofia para a aplicação da regulamentação do conselho de dirigentes do IFPI que ampliou a carga-horária das disciplinas de Sociologia e Filosofia no primeiro e segundo ano do ensino médio;
  • Contratação de um professor efetivo de Espanhol para o campus.

    1.2.3 FLORIANO

  • Discussão da Organização Didática com adaptação às peculiaridades do Campus.
  • Planejamento dos programas de Pós-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado) que contemple a atual demanda de professores do Campus Floriano, estabelecendo critérios de seleção, prioridades e liberação dos professores para tais capacitações;
  • Criação de uma comissão para analise dos processos de liberação para qualificações.
  • Garantir a contratação de professores substitutos para que as capacitações ocorram de maneira satisfatória sem prejuízo do ensino e das demais atividades;
  • Rediscussão da avaliação de recuperação paralela em turno contrário abordando as implicações trabalhistas, no que diz respeito ao trabalho em três turnos.
  • Rediscussão do ocorrência das aulas em turno contrário no que diz respeito aos horários de fim do turno matutino e início do turno vespertino, que restringe a apenas 01 hora o tempo disponível para almoço de professores e alunos, situação bastante  denunciada por ambas as classes.
  • Rediscutir o uso livros velhos no campus. Além da qualidade dos livros se questionou a independência do campus na escolha dos livros didáticos a serem adotados.
  • Discussão sobre o Desmembramento do Código INEP.
  • Desmembramento Código INEP geral do IFPI do específico para o Campus de Floriano – para conhecimento do desempenho e qualidade de ensino do campus – poder de decisão na escolha de livros

Ensino Superior
  • Mais professores efetivos no campus visando solucionar a situação atual do curso de Biologia.
  • Regulamentação do TCC através da elaboração de normas que definam modelos, padrões e prazos.
  • Realização da prática de docência dos cursos de licenciatura (Matemática e Biologia) no próprio campus.

    1.2.4 PARNAÍBA

  • Critérios objetivos para distribuição de horário entre os professores;
  • Discussão das ementas das disciplinas nos colegiados dos cursos;
  • Construção de um plano de formação continuada para os professores do IFPI.

1.2.5 PIRIPIRI

  • Garantir a autonomia do Campus na definição da oferta dos cursos a serem ofertados;
  • Ofertar cursos superiores em outros horários;
  • Ofertar cursos superiores em outras áreas;
  • Assegurar a participação dos professores em todas as fases de elaboração da oferta de novos cursos (pesquisa, definição da oferta e elaboração do projeto político-pedagógico);
  • Atualização dos projetos dos cursos ofertados hoje pelo campus;
  •  Implantação de laboratórios de Física, Química, Matemática e Biologia;
  • Atualização e ampliação do acervo da biblioteca;
  • Realização de encontros para apresentação e funcionamentos dos cursos do IFPI para a comunidade.

    1.2.6 ANGICAL

  • Garantir as condições necessárias para realização de aulas práticas alunos dos cursos médios integrados, visto que os alunos do 3º ano de Administração jamais tiveram aulas práticas.
  • Encontros pedagógicos com pautas claras e objetivas, divulgadas antecipadamente.
  • Realização de encontros para apresentação e funcionamentos dos cursos do IFPI para a comunidade.

1.2.7 PICOS (*)

1.2.8 PAULISTANA (*)

1.2.9 CORRENTE (*)

1.2.10 SÃO RAIMUNDO NONATO (*)

1.2.11 URUÇUÍ (*)


II – DIMENSÃO DA INFRAESTRUTURA

    2.1 PAUTA Geral DO IFPI

  • Ampliação do acervo da Biblioteca por áreas de conhecimento e modalidades de ensino em todos os campi do IFPI;
  • Garantia do controle dos fatores determinantes das condições de insalubridade, periculosidade, penosidade e que representem qualquer tipo de risco à saúde dos docentes em suas atividades acadêmicas, bem como a implantação da remuneração das mesmas;
  • Implantação de salas de trabalho para os professores agrupadas por núcleos disciplinares, destinadas ao estudo, orientações, pesquisas, planejamento de ensino e demais atividades extra-classe;
  • Condições adequadas de funcionamento dos novos cursos, especialmente nos campi do interior, para que a comunidade acadêmica possa desenvolver, com qualidade, seu trabalho, que, em relação aos docentes, implica no respeito ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
  • Ampliação da infraestrutura necessária à pesquisa no IFPI, incluindo laboratórios, equipamentos, logística, pessoal e setores administrativos da própria instituição com capacidade de gerenciamento eficiente de projetos e convênios;
  • Implantação de um Sistema de segurança para todos os campi do IFPI.

    2.2 PAUTAs locais DOS CAMPI

       2.2.1 TERESINA-CENTRAL

  • Disponibilidade de sala para funcionamento das monitorias dos diversos cursos;
  • Estruturação dos laboratórios dos cursos (contratação de pessoal técnico responsável, material necessário);
  • Construção de banheiros para professores(as) em cada andar e melhoria dos banheiros dos alunos. 
  • Ampliação do estacionamento do campus Teresina Central;
  • Condições de funcionamento para as atividades acadêmicas noturnas idênticas àquelas oferecidas durante os expedientes diurnos (ampliação do horário de funcionamento da biblioteca,  funcionamento do refeitório no horário noturno);
  • Ampliação do número de refeições servidas no refeitório, com estabelecimento de critérios para uso do mesmo, bem como fim do privilégio na fila do refeitório;
  • Garantia de laboratórios equipados e específicos para atender as diferentes especificidades dos cursos do IFPI: Zoologia e Botânica, Informática, etc.
  • Garantia de Laboratório de Informática para os alunos do IFPI com acesso à internet para realização de pesquisa, trabalhos, etc.
  • Ampliação do acervo de livros da biblioteca central do IFPI;
  • Reforma imediata das salas de aula do Prédio C do campus Teresina Central, visto que as mesmas estão funcionando com fios desencapados;
  •  Imediata reativação da Lanchonete do Prédio C do campus Teresina Central, com garantia de preços acessíveis aos estudantes do IFPI;
  •  Imediata reativação do serviço de reprodução de textos no IFPI (cópias).

   2.2.2 TERESINA-ZONA SUL

  • Construção de um espaço de convivência para os alunos do Campus Teresina Zona Sul.
  • Construção de um auditório adequado às demandas do Campus.
  • Construção de banheiros privativos para os professores, com chuveiros e estrutura adequada à permanência na instituição.
  • Construção de um novo prédio no do Campus Teresina Zona Sul, que atenda às crescentes demandas das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no Campus.
  • Cobertura do estacionamento do Campus Teresina Zona Sul.
  • Melhoria da infraestrutura da rede de informática do Campus Teresina Zona Sul.
  • Destinação de um Laboratório de Informática exclusivo para o curso de Licenciatura Plena em Informática do Campus Teresina Zona Sul.
  • Melhoria na logística de compras (equipamentos, utensílios, insumos);
  • Reforma do laboratório de Cozinha (sistema de refrigeração, hidráulico, elétrico, gás);
  • Construção de laboratório para a área de Cozinha que atenda a grande  demanda atual (08 turmas regulares, programa Mulheres Mil, PRONATEC e CERTIFIC).
  • Contratação de mais um motorista para o campus.
  • Implantação de uma academia de ginástica para os servidores do campus.
  • Atualização do link do Campus Teresina-Zona Sul no site do IFPI.

   2.2.3 FLORIANO

  • Troca imediata das lousas e carteiras das salas de aulas do IFPI – Campus Floriano. Os alunos reivindicam que estas mudanças aconteçam o mais breve possível em virtude de as lousas estarem em mau estado de conservação, o que prejudica a aula e de as carteiras serem completamente inadequadas a jovens e adultos.
  • Implantação, Reestruturação e Ampliação de Laboratórios.
  • Adaptação dos laboratórios de informática para o uso de notebooks, situação já bastante frequente no campus. Laboratório específico para Redes e Manutenção.
  • Laboratório específico para o curso de Matemática. Com computadores disponíveis para a implementação de estudos mais avançados.
  • Desbloqueio imediato da banda de internet da Escola à páginas de redes sociais e repositórios de vídeos, no caso, Youtube. Esta reivindicação foi também fortemente defendida pelo C.A. de TADS.
  • Mudanças na rede de internet da instituição para que contemple todos os ambientes da instituição.
  • Ampliação do número de computadores, na biblioteca, para uso da comunidade em geral.
  • Construção de Canteiro de Obras para o Curso de Edificações.
  • Aquisição de ônibus adequado para viagens técnicas. Os ônibus do campus são do tipo coletivo e deveriam ser usados para transporte dos alunos das várias regiões da cidade para aulas e atividades da escola, sendo seu uso apenas dentro do município.
  • Transporte gratuito para os alunos do Campus.

   2.2.4 PARNAÍBA

  • Implantação de salas de trabalho para os professores (estudo, orientação, pesquisas, planejamento...);
  • Estruturação dos laboratórios dos cursos (contratação de pessoal técnico responsável, material necessário);
  • Garantia do controle dos fatores determinantes das condições de insalubridade, periculosidade e que representem qualquer tipo de risco à saúde dos docentes em suas atividades acadêmicas, bem como a implantação da remuneração das mesmas;
  • Condições adequadas de funcionamento dos novos cursos, para que a comunidade acadêmica possa desenvolver, com qualidade, seu trabalho, que, em relação aos docentes, implica no respeito ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
  • Instalação de uma impressora na sala dos professores, programada com um número específico de cópias mensais para cada professor.

        2.2.5 PIRIPIRI

  • Fazer o isolamento acústico do auditório e da biblioteca;
  • Disponibilizar mais um micro-ônibus para o campus;
  • Possibilitar o funcionamento do refeitório no período noturno;
  • Garantir a constante presença do médico e do enfermeiro no campus;
  • Assegurar a gratuidade dos serviços odontológicos;
  • Disponibilizar uma ambulância para o campus;
  • Efetivar a concessão do auxílio transporte.

       2.2.6 ANGICAL

  • Aumento  do número de salas de aulas disponíveis no contraturno (tarde) para realização de atividades de ensino e aprendizagens com os estudantes do campus.
  • Construção de laboratórios de informática que com capacidade para uma turma de alunos completa, visto que atualmente as condições de funcionamento não favorece o processo de ensino e aprendizagem.
  • Finalização urgente das obras dos laboratórios de Química e Física;
  • Antecipar a construção dos espaços necessários para implantação dos laboratórios do curso Técnico em Alimentos.
  • Expansão da Capacidade da internet
  • Garantir o funcionamento do Refeitório o período diurno, com almoço e noturno com o Jantar.
  •  Melhorar a qualidade nutricional da  alimentação servida no refeitório.
  • garantir a construção e efetivo funcionamento dos laboratórios dos cursos de licenciaturas do campus.
  • Salas de estudo individualizadas para professores
  • Montagem dos laboratórios;
  • Garantir a permanência dos alunos no refeitório enquanto não for construída uma área de convivência para os alunos do campus.

2.2.7 PICOS

  • Melhora da infraestrutura de  TI envolvendo os seguintes pontos:
a.   Cronograma realista  da implantação do novo sistema Acadêmico, para finalmente sairmos da idade da pedra;
b.   Disponibilização de impressora  para sala dos professores;
c.    Fim da censura a sites da Internet, para professores, que dificulta o acesso a arquivos e vídeos e programas, pois os professores necessitam deste tipo de material para suas aulas. Neste sentido, o responsável pela parte de TI do instituo poderia um controle de acesso que permitiria acessos diferenciados para alunos e professores;
d.   Pontos de acesso wireless (Hotspots) que cubram todas as salas de aula pelo menos.
  • Melhoria da qualidade das refeições servidas no restaurante comunitário (não é só por que é gratuito ou de baixo preço que deve ser ruim);

2.2.8 PAULISTANA (*)

    2.2.9 CORRENTE (*)

    2.2.10 SÃO RAIMUNDO NONATO (*)

    2.2.11 URUÇUÍ (*)

III – DIMENSÃO DA GESTÃO

3.1 PAUTA Geral DO IFPI

  • Realização de reuniões com os chefes de departamentos, diretores e professores do IFPI para discussão dos problemas da instituição;
  • Realização de Concurso Público imediato para contratação de Professores para suprir as necessidades dos cursos que estão com várias disciplinas sem professores/as e de professores que estejam com a carga horária sobrecarregada;
  • Contratação de professores substitutos limitada às situações eventuais de excepcionalidade para suprir a falta de professor na carreira, por prazo determinado, decorrente de exoneração ou demissão, falecimento, aposentadoria, afastamento para qualificação docente, licenças e afastamentos previstos na Lei 8.112 – RJU;
  • Implementação da Lei que obriga a presença das disciplinas Sociologia e Filosofia no currículo do Ensino Médio, em todos os campi do IFPI;
  • Contratação de novos professores efetivos de Sociologia e de Filosofia para a aplicação da regulamentação do conselho de dirigentes do IFPI que ampliou a carga-horária das disciplinas de Sociologia e Filosofia no primeiro e segundo ano do ensino médio;
  • Garantir a Constituição de um Fórum de Discussão sobre ENEM para avaliar o impacto do exame no IFPI;
  • Regulamentar a forma de participação de professores, alunos e técnico-administrativos em eventos científicos, culturais e esportivos, estabelecendo critérios públicos, democráticos e isonômicos para a concessão de passagens e diárias.
  • Construção de um plano de capacitação para a Pós-graduação dos professores, de forma democrática, com a participação da representação dos professores.

3.2 PAUTAs locais DOS CAMPI

   3.2.1 TERESINA-CENTRAL

  • Realização de Concursos Públicos específicos para as disciplinas dos cursos, seguindo o que já vem sendo feito em outros Institutos Federais, caso do  IFMA;
  • Realização de Concurso Público imediato para contratação de Professores para suprir as necessidades dos cursos que estão com várias disciplinas sem professores/as;
  • Definição democrática de critérios públicos para a distribuição interna de recursos e de cargos;
  • Criação de um Conselho de Pós-Graduação para avaliar e deliberar sobre os cursos de Pós-Graduação do IFPI.

   3.3.2 TERESINA-ZONA SUL
  •  Realização de um encontro dos setores administrativos a cada início de semestre, destinado ao planejamento estratégico e à socialização das atribuições de cada um dos setores, para uma comunicação e integração eficiente das atividades administrativas
  • Contratação de servidores técnico-administrativos para suprir as carências em diversos setores (assistente de biblioteca, assistente de alunos, médico, dentista, laboratoristas e informática, panificação e saneamento).
  • Criação de um plano de capacitação para os servidores técnico-administrativos

   3.3.3 FLORIANO

  • Realização de reuniões periódicas entre os departamentos do setor administrativo e a comunidade acadêmica, para a discussão dos problemas do campus.
  • Planejamento da liberação/participação de professores em eventos locais e nacionais, ou internacionais como congressos, fóruns e outros que contribuam para a qualificação e atualização do professor.
  • Lei de Transparência – publicidade dos atos da reitoria e direção geral, sendo estes publicados em meios eletrônicos e em diários oficiais disponíveis.
  •  Aprimoramento da comunicação interna do Campus relativa a realização de eventos, atividades de extensão e informes de modo geral.

   3.3.4 PARNAÍBA

  • Definição democrática de critérios públicos para a distribuição interna de recursos e de cargos;
  • Levantamento dos eventos científicos, por áreas dos cursos do IFPI, no início do ano, bem como o estabelecimento de critérios democráticos e públicos para participação dos professores nesses eventos.
  • Consultar os professores para o preenchimento das vagas de diretor de ensino e diretor administrativo;

   3.3.5 PIRIPIRI

  • ·        Assegurar recursos próprios e autonomia para os projetos de extensão;

   3.3.6 ANGICAL

  • Critérios públicos e democráticos para a distribuição das diárias;
  • Prestação de contas pública dos gastos do campus.
  • Maior divulgação, por parte da Direção, das decisões tomadas o campus,
  • Diminuição da burocracia para que os professores, técnicos e estudantes possam participar de eventos representando o campus.
  • Definição de critérios públicos, democráticos e transparentes para a liberação de diárias para viabilizar a participação de professores, estudantes e técnicos em eventos científicos.
  • Realização de reunião com Administração superior do IFPI para tratar dos graves problemas do curso de informática
  • Contratação de mais professores  para os cursos de licenciatura Física e Matemática.

   3.3.7 PICOS

  • Regras claras para que os professores possam ter acesso a diárias quando necessitarem se qualificar em cursos e congressos e eventos em geral;
  • Regras para afastamento de professores quando cursarem mestrados e doutorados;
  • Clareza nos critérios para indicação de chefias (é por indicação política ou mérito);

3.3.8   PAULISTANA (*)

3.3.9   CORRENTE (*)

3.3.10  SÃO RAIMUNDO NONATO (*)

    3.3.11 URUÇUÍ (*)

IV – DIMENSÃO DA DEMOCRATIZAÇÃO E TRANSPARÊNCIA

    4.1 PAUTA Geral DO IFPI

  • Garantia de que o caráter público do Instituto Federal de Educação do Piauí, sua autonomia constitucional e a função social da atividade docente sejam os elementos definidores das políticas de financiamento e do regramento das relações de trabalho;
  • Instituição, Democratização e Valorização dos colegiados dos cursos; com condições equânimes de participação na vida acadêmico-institucional a todos os docentes, inclusive os substitutos, os em estágio probatório e os dos campi do interior;
  • Definição de normas institucionais (estatuto, regimento e outras) por meio de processos democráticos, dos quais participe toda a comunidade envolvida;
  • Escolha democrática, por meio de eleições direta com voto universal para  todos os cargos direção do IFPI (reitor, diretores geral e de ensino coordenadores  dos cursos, chefes de departamentos,  etc), com  garantia de respeito aos resultados dos processos eleitorais;
  • Garantia do direito de divergir e o fim das práticas de perseguição aos professores e estudantes  que se posicionam na luta em defesa da educação pública.
  • Combate ao assédio moral, causa crescente de doenças físicas e psíquicas dos docentes, denunciando sua ocorrência ao Ministério Público e às Delegacias do Trabalho;
  • Realização de fóruns de discussão para definição da implantação de novos cursos no IFPI;
  • Cumprimento rigoroso dos editais de remoção de professores e técnicos, em conformidade com  normas específicas que tratam da questão e com critérios públicos e democráticos.

4.2 PAUTAs locais DOS CAMPI

   4.2.1 TERESINA-CENTRAL

   4.2.2 TERESINA-ZONA SUL

  • Garantia da realização de eleições diretas para a Direção Geral do Campus Teresina Zona Sul.
  • Eleições para Coordenadores dos Cursos/ Eixos Tecnológicos.

   4.2.3 FLORIANO

  • Escolha democrática, por meio de eleição direta, de todos os cargos de coordenação de curso e diretoria de ensino do IFPI, pois estes tem ligação direta com a comunidade acadêmica.
  • Definição de regras claras e que haja transparência na contemplação de projetos para viagens técnicas.
  • Discussão democrática no uso e na distribuição dos recursos financeiros.

   4.2.4 PARNAÍBA


   4.2.5 PIRIPIRI

  • Assegurar a escolha democrática, por meio de eleições, para todos os cargos e funções do campus;
  • Garantir a clareza nos critérios de nomeação das bancas avaliadoras de concursos, bem como a rotatividade dos seus membros;

   4.2.6 ANGICAL (*)

   4.2.7 PICOS (*)

   4.2.8 PAULISTANA (*)

   4.2.9 CORRENTE (*)

   4.2.10 SÃO RAIMUNDO NONATO (*)

   4.2.11 URUÇUÍ (*)

V – DIMENSÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO

5.1 PAUTA Geral DO IFPI

  • Garantia das condições adequadas para que o exercício do trabalho docente se desenvolva fundamentado no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, em busca do padrão unitário de qualidade;
  •  Eliminação de todas as formas de precarização do trabalho docente, tais como: aumento da relação professor/aluno e de horas em sala de aula, vinculação de parcela do salário ao cumprimento de metas quantitativas, posto que descaracterizam a carreira e prejudicam a qualidade do trabalho docente;
  • Impedimento de qualquer tipo de contrato precário de trabalho, assim como dos mecanismos que impliquem na transferência de responsabilidades docentes para estudantes de pós-graduação, estagiários ou técnicos-administrativos;
  • Garantir transparência na divulgação das ações administrativas em todas as instâncias do IFPI, divulgando eficazmente as informações para que toda a comunidade possa conhecer e se posicionar sobre as diversas questões que envolvem a administração da instituição.
  • Permanência efetiva dos Diretores Gerais dos campi do IFPI no interior, como forma de garantir o pleno acompanhamento das atividades e dos problemas cotidianos destes campi, podendo assim agilizar o atendimento das demandas da comunidade escolar.

5.2 PAUTAs locais DOS CAMPI

   5.2.1 TERESINA-CENTRAL (*)

   5.2.2 TERESINA-ZONA SUL (*)

   5.2.3 FLORIANO (*)

   5.2.4 PARNAÍBA (*)

       5.3.5 PIRIPIRI (*)
 Valorizar o professor na estrutura organizacional interna do campus;

   5.2.6 ANGICAL (*)

       5.2.7 PICOS (*)

       5.2.8 PAULISTANA (*)

       5.2.9 CORRENTE  (*)  

   5.2.10 SÃO RAIMUNDO NONATO (*)

       5.2.11 URUÇUÍ (*)
              

PAUTA LOCAL DOS ESTUDANTES
CAMPUS TERESINA-CENTRAL

REFEITÓRIO
  • Contratação de funcionários para organizar a fila no horário do almoço e também para melhoria da prestação do serviço;
  • Estabelecimento do horário diário do almoço para as 11h30;
  • Acabar com privilégios na fila, tanto por parte de alunos bem como de servidores. Sugere-se o atendimento proporcional (X número de servidores para Y número de alunos);
  • Serviço de jantar a partir das 17h30, tendo em vista que muitos estudantes têm jornadas duplas ou triplas de trabalho e estudo, e esta já é uma reivindicação de muito tempo dos mesmos.

LANCHONETE
  • Reativação da lanchonete no térreo do prédio C.

COPIADORAS
  • Reativação do serviço de copiadoras a preço de custo e/ou preço no nível de mercado;
  • Bolsa de auxílio Xerox.

LABORATÓRIOS
  • Reforma imediata dos laboratórios;
  • Ativação dos laboratórios já existentes e que não estão em funcionamento;
  • Manutenção contínua e equipamentos modernos, de acordo com os avanços tecnológicos de cada área de estudo do IFPI.

BIBLIOTECA
  • Aumento do acervo de livros;
  • Implantação do serviço de biblioteca multimídia;
  • Funcionamento da biblioteca nas férias, pelo menos nos horários da manhã e tarde.

POLÍTICO-PEDAGÓGICO
  • Contratação de mais professores efetivos;
  • Reformulação e análise da organização didática com a participação de todos os segmentos que compõem a comunidade acadêmica;
  • Contratação de bolsistas em regime de estágio;
  • Bolsa permanência;
  • Garantia de ônibus para encontros dos estudantes sem restrição de quilometragem;
  • Transporte para eventos acadêmicos com financiamento pelo IFPI;
  • Acesso à internet de qualidade a todos
DEMOCRATIZAÇÃO

  • Eleições para coordenador de curso com paridade entre professores, técnicos e alunos ou voto universal;
  • Eleições diretas para reitor e diretor de campus com voto universal;
  • Reuniões bimestrais do Conselho de Classe com a presença dos representantes de turma.

PAUTA LOCAL DOS ESTUDANTES
CAMPUS TERESINA-ZONA SUL

GERAIS
  • Ampliação do Campus com a construção do Auditório, área de convivência, mais salas, visto que o campus não dispõe de espaços para a realização das mais variadas atividades acadêmicas;
  • Melhorias no setor de saúde do Campus, uma vez que não há espaço suficiente para um bom atendimento ao corpo discente;
  • Adequação dos laboratórios, tendo em vista a falta de manutenção e materiais para o funcionamento dos mesmos;
  • Aprimoramento e ampliação dos projetos de extensão em incentivo à pesquisa e desenvolvimento tecnológico;
  • Criação de oficinas com intuito de promover uma maior fixação dos conhecimentos adquiridos em sala;
  • Substituição das carteiras por outras mais confortáveis e ergonomicamente adequadas aos alunos;
  • Implementação de uma política de assistência estudantil que garanta os seguintes benefícios: moradia/alojamento estudantil, auxilio transporte, bolsa trabalho, bandejão gratuito em todos os campi do IFPI, creche em todos os campi.

ESPECÍFICAS
  • Aulas de aprofundamento;
  • Implantação de simulados mensais bem como a preparação dos alunos para provas, concursos, vestibulares e ENEM;
  • Retorno dos Laboratórios de Redação, excluídos das atividades acadêmicas pela falta de espaço par a realização dos mesmos;
  • Criação do Laboratório de Física;
  • Semana de tecnologia da construção, exposição de trabalhos e pesquisas desenvolvidos pelos alunos em conjunto com professores.
  • Criação de um departamento de engenharia onde alunos e professores poderão desenvolver juntos os projetos de infraestrutura do Campus.
  • Semana de tecnologia na área de Saneamento para melhor compreensão dos conhecimentos adquiridos em sala;
  • Atualização dos softwares específicos para cada curso.


* OBSERVAÇÃO:

Os itens da pauta em que o espaço de um ou mais campi permance em branco devem-se à convergência da pauta daquele campus com a pauta geral do IFPI ou ao não envio da pauta local pelo campus .

6 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Na parte de infraestrutura o Campus Angical Está precisando de uma pintura sendo que está descascando, as maçanetas estão danificadas que ocasionaram situações constrangedoras nos estudantes deixando-os presos nas salas de aula, precisa-se de uma otro médico pois há apenas um que não está disponivel(carga horaria de 20 h) em todos os dias da semana, alem de uma área de convivencia. Necessita-se de aparelhos odontologicos para o pleno funcionamento do serviço de odontologia.

Lossian Barbosa Bacelar Miranda disse...

Nós gostaríamos que na assembléia tivéssemos optado em permanecer na greve enquanto o Comando Nacional de Greve-CNG tentava alguma coisa pelo Congresso Nacional. E esperando o CNG estabelecer os dias da saída (a saída unificada, antiga tática chinesa de guerra!). Em nossa avaliação, esperávamos de dez a vinte dias para isto. Entretanto, o CNG resolveu antecipar a saída para o período 17/09-21/09 de 2012. Não entendi o motivo, só sei que os jornais estão noticiando um dinheirão para as forças armadas e, para os militares, um reajuste de 30%. É muito justo, pois, tal como nós, estão em defasagem. Mas... E nós?

Voltando à greve. Antes da assembléia, o que lemos no sítio do ANDES-SN recomendava a continuação e, esta coerência, era o que gostaríamos de manter. No entanto, como Deus às vezes escreve certo por linhas tortas (ou o caos possui sua ordem, para os ateus!), a decisão do CNG restabeleceu a coerência e a unanimidade fática das vontades manifestadas de todos os professores que participaram daquela assembléia. Seremos os últimos a sair da greve. Isto é bom e prova o que sempre dissemos: este sindicato nasceu mais revolucionário que o próprio ANDES-SN. Afinal, está escrito na sua ata de fundação, a qual escrevemos com a própria munheca, que ele pode ir além do ANDES-SN, mas, jamais, ficar aquém deste.

Lossian Barbosa Bacelar Miranda – Presidente Fundador do SINDIFPI.

Lossian Barbosa Bacelar Miranda disse...

Perfeita a sua reivindicação, Marcos Jr. Não podemos "relaxar" em relação às coisas importantíssimas do dia-a-dia. Quando fui presidente do sindicato tive a sua mesma preocupação em relação ao serviço médico que, às vezes, não funcionava em certos horários, mormente aos sábados. Briguei até por latrinas nos pavimentos, caro colega.

Lossian Barbosa Bacelar Miranda - Professor do "campus" Teresina Central/IFPI.

Unknown disse...

Dinheirão é por que voçê não sabe quanto é um soldo de um militar!

Unknown disse...

pois é num é o seu filho que está a 4 meses sem aula!