sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

COMUNICADO AOS ESTUDANTES DO IFPI SOBRE A INSCRIÇÃO NO SISU


COMUNICADO compartilhado pela Professora Gilcelene Brito no facebook.



Hoje à noite, através de contato com o Chefe do Departamento de Ensino Superior do IFPI, prof. Ricardo Feitosa de Carvalho, obtive algumas informações úteis para os estudantes que fizeram e ENEM e estão pleiteando vagas pelo SISU nas universidades públicas. Ele me explicou as providências a serem tomadas pelos estudantes que se enquadram em cada um dos três casos que passo a explicar abaixo:

1) ESTUDANTES QUE PRETENDEM CONCORRER A UMA VAGA PELO SISTEMA DE COTAS
Neste caso, o IFPI firmou acordo com a UFPI e com a UESPI para que estas instituições aceitem como documentação, além do certificado do Ensino Médio pelo ENEM, o histórico escolar parcial, atestando 1) que o aluno estudou na escola desde o primeiro ano; 2) que se encontra matriculado no 4º ano, e que 3) tão logo seja concluído o ano letivo no IFPI, será emitido o histórico escolar completo.

O que o estudante deve fazer: solicitar na Coordenação de Controle Acadêmico o certificado do Ensino Médio utilizando os resultados do ENEM e o histórico escolar parcial.

2) ESTUDANTES QUE ESTÃO NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO E FOREM APROVADOS NO SISU
Neste caso, os estudantes que têm mais de 18 anos podem solicitar o certificado do Ensino Médio pelo ENEM e concorrer às vagas de ampla concorrência, sem direito a concorrer para as cotas pelo motivo de não terem concluído ainda o Ensino Médio.

O que o estudante deve fazer: solicitar na Coordenação de Controle Acadêmico o certificado do Ensino Médio utilizando os resultados do ENEM.

3) ESTUDANTES QUE AINDA NÃO TINHAM COMPLETADO 18 ANOS NA DATA DE SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DO ENSINO MÉDIO PELO ENEM
Neste caso, o IFPI auxiliará os estudantes a entrarem com ações judiciais que garantam a sua matrícula, uma vez que as universidades não abrem mão da idade mínima para a emissão do certificado. Essas ações judiciais, se não puderem ser ajuizadas pela Procuradoria Jurídica do IFPI, poderão ser ajuizadas pela Defensoria Pública da União, ou ainda pela Assessoria Jurídica do SINDIFPI, compromisso firmado entre o Sindicato dos Docentes e os estudantes.

O que o estudante deve fazer: comparecer à reunião com a Assessoria Jurídica do SINDIFPI, que ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 14/01/13, às 09:30h, na sala B03-02 (Campus Teresina-Central, 2º andar do Prédio B, Sala dos Professores). Nesta reunião, o SINDIFPI prestará esclarecimentos e assistência aos estudantes que necessitem entrar com ações na justiça.
 

Nenhum comentário: