terça-feira, 13 de maio de 2014

DOCENTES DO IFPI APROVAM PARALISAÇÃO NACIONAL NO DIA 21 DE MAIO

Os docentes do IFPI, reunidos em Assembleia Geral do SINDIFPI neste dia 13/05, aprovaram por maioria dos votos a adesão à Paralisação Nacional no dia 21 de maio.
A paralisação faz parte do calendário de mobilização do Setor das Federais do ANDES-SN, e será feita no mesmo dia da nova reunião entre o ANDES-SN e o MEC para discutir os pontos centrais de nossa pauta.

Confira o relato da Assembleia Geral:

1) INFORMES
A coordenadora de Finanças, profª Gilcelene Brito, informou aos presentes sobre a realização das eleições para a nova diretoria do ANDES-SN, que ocorrem nos dias 13 e 14 de maio nos campi Teresina-Central e Teresina-Zona Sul, Corrente, Floriano e Uruçuí. Informou também da realização da caravana da educação e da marcha à Brasília, atividade conjunta com os SPF's que ocorreu nos dias 6 e 7 de maio. Para maiores detalhes dessa atividade, contribuíram os servidores técnico-administrativos da UFPI Jader Carvalho e Jullyane Teixeira, do Comando Local de Greve do SINTUFPI, em greve desde 17/03/2014. Os servidores detalharam as atividades realizadas e a pressão sobre o MPOG realizada em conjunto com o SINASEFE e o ANDES-SN. Informaram ainda que, como parte das atividades radicalizadas de mobilização, farão um ato público por ocasião da presidente Dilma Rousseff a Teresina na próxima sexta-feira.
Ainda nos informes, a profª Gilcelene Brito lembrou que a reitoria se comprometeu a submeter as minutas de regras para os processos de consulta para os cargos de Direção de Ensino, Chefe de Departamento de Ensino e Coordenações de Curso à discussão nos campi, e que nesse sentido os campi Teresina-Zona Sul Teresina-Central já marcaram a discussão com seus servidores no dia 15/05, respectivamente às 9:30 e 17:00.
Finalmente, a coordenação informou que o SINDIFPI terá uma sala provisória localizada no campus Teresina-Central, requisitada à direção mediante ofício enviado do mês de fevereiro.

2) PARALISAÇÃO NACIONAL DO DIA 21 DE MAIO
A coordenadora de finanças apresentou a atividade como parte do calendário de mobilizações do mês de maio, construído na última reunião do setor das federais, ocorrida nos dias 26 e 27 de abril. A necessidade da mobilização se mostra urgente diante da relevância de nossas pautas e da demonstração, por parte do governo, de que há preocupação com os movimentos grevistas que aí estão e com os que se anunciam. Nesse sentido, é fundamental para os docentes do IFPI se manterem mobilizados, dando força à mobilização nacional e aumentando a pressão sobre o governo no dia de mais uma reunião entre o ANDES-SN e o MEC. Após as considerações dos presentes, com falas dos professores Reis, Ayrton, Demerval, Neila Marta, Jeová e Meneses, o ponto foi submetido à votação: por 12 votos a favor, 1 voto contrário e 1 abstenção, foi aprovada a paralisação dos docentes do IFPI no dia 21/05.
As atividades programadas para a Paralisação no campus Teresina-Central são um café-da-manhã seguido de debates sobre a pauta de reivindicação e a pauta local do ponto eletrônico. Os demais campi do IFPI terão autonomia para definirem as suas atividades de mobilização.
 Assembleia Geral - 14/05/2014
  Informe do Comando Local de Greve do SINTUFPI - Assembleia Geral - 14/05/2014
Votação da adesão à paralisação - Assembleia Geral - 14/05/2014

2) CONTROLE ELETRÔNICO DE FREQUÊNCIA PARA DOCENTES
Sobre esse ponto de pauta, a coordenadora de Finanças informou que a Assessoria Jurídica do SINDIFPI já ingressou com o mandado de segurança e que aguarda nos próximos dias a posição do juiz. Informou também que o processo de implantação está ocorrendo de modo desigual nos campi,pois em alguns ainda não se tem clareza sobre como e quando será feito o controle, enquanto em outros o início do registro eletrônico já está marcado.
Neste último caso encontra-se o campus Teresina-Zona Sul, que determinou o dia 19/05 como início do registro eletrônico. Os professores do campus, entretanto, solicitaram ao SINDIFPI que promovesse uma reunião para esclarecer sua posição de resistência e para pedir esclarecimentos à direção geral. A reunião ocorreu no dia 12/05 e serviu para que o/as docentes expressassem sua posição de resistirem a esse mecanismo arbitrário e desnecessário de controle, afirmando que continuarão registrando suas atividades por meio dos diários, do sistema acadêmico e das listas de frequência das aulas. A diretora se comprometeu em levar essa posição ao reitor, mediante documento escrito assinado por todo/as os professores envolvidos.

 Reunião no Campus Teresina-Zona Sul sobre o ponto eletrônico
 Reunião no Campus Teresina-Zona Sul sobre o ponto eletrônico
 Reunião no Campus Teresina-Zona Sul sobre o ponto eletrônico
                           Reunião no Campus Teresina-Zona Sul sobre o ponto eletrônico


A Assembleia Geral do SINDIFPI foi encerrada com a indicação do dia de Paralisação Nacional como oportunidade de aprofundarmos o debate e as estratégias de enfrentamento ao controle eletrônico da jornada de trabalho para o/as docentes. Daí a importância da participação de toda/as nas atividades de mobilização do dia 21 de maio. 

A luta é feita por nós! Participe!


Nenhum comentário: