O índice de reajuste reivindicado pelos SPF representa a soma da inflação (entre maio de 2010 e maio de 2012) e a variação do PIB neste mesmo período. Mendonça disse que o reajuste representa um impacto de R$ 66,7 bilhões no orçamento.
Desde março, representantes das 31 entidades nacionais, entre estas três centrais sindicais, vêm se reunindo com representantes do Ministério do Planejamento para tratar da negociação da Campanha Salarial 2012 dos SPF sem registrar algum avanço até o momento.
Ainda segundo o Planejamento, o único ponto que pode ser atendido ainda este ano, mas com impacto em 2013, é o reajuste nos benefícios como auxílio-alimentação, plano de saúde, entre outros. Mas nenhuma proposta concreta ainda foi apresentada. Uma nova reunião foi agendada para 31/5.
Em resposta a esse cenário de incertezas e à intransigência do governo, os servidores em todo o Brasil voltaram a se mobilizar em um dia nacional de lutas com paralisação de atividades nesta quinta, 17, em todo o país.
O objetivo é chamar a atenção do governo para a importância de avançar nas negociações e encontrar solução para as pendências que prejudicam não só trabalhadores do setor como a população que depende dos serviços públicos.
Os servidores estão organizando ainda um ato na Esplanada, em Brasília, para o dia 5 de junho, quando será realizada uma plenária unificada dos SPF para deliberar sobre o indicativo de greve geral do funcionalismo público federal a partir de 11 de junho.
Com informações da Condsef
Fonte: Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN
Data: 17/05/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário