Pauta
local dos Professores e Estudantes do IFPI aprovada na assembleia comunitária
no dia 04/06/2012
Dimensão Político-Pedagógica:
·
Garantir autonomia para a equipe pedagógica do campus Teresina
Central, para que a equipe oriente a
ação pedagógica da Instituição;
·
Implementação e funcionamento regular dos
Colegiados de Cursos, com o efetivo exercício de suas atribuições regimentais,
dentre os quais a elaboração e discussão das ementas dos cursos;
·
Garantia da participação dos professores no
planejamento dos Encontros Pedagógicos; e que estes sejam
transformados em espaço de debate sobre os problemas, desafios e
perspectivas da instituição;
·
Realização de fórum de discussão para definição de
cumprimento da carga horária máxima e a atuação dos professores nos diversos
níveis e modalidades de ensino do IFPI.
·
Garantia de construção de um plano de capacitação
dos professores para o uso de Novas Tecnologias, em
cada campus e com oferta regular.
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Garantir a ampla divulgação e a aplicação
rigorosa da Resolução que normatiza a distribuição da carga horária dos
professores;
·
Construção de um plano de formação continuada para
os professores do IFPI;
·
Reformulação da organização didática do IFPI -
construída de forma democrática, com a participação efetiva da comunidade
(professores, estudantes e técnicos);
·
Garantia do funcionamento integral da biblioteca aos
sábados e no período das férias;
·
Garantia da constituição de um grupo de trabalho
para realização de um estudo aprofundado sobre a metodologia de avaliação dos
estudantes do IFPI;
·
Implementação de um plano de divulgação
permanente sobre a oferta e o funcionamento dos cursos do IFPI para a
comunidade;
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Definição da política clara para realização das
visitas técnicas, com estabelecimento de critérios públicos e democráticos, bem
como a priorização da dimensão pedagógica;
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Instalação de sistemas de som em todos os campi, utilizando-o com finalidades
pedagógicas.
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Criação de
Coordenações organizadas por áreas do conhecimento e do Ensino Médio Integrado
ao Técnico nos Campi que ainda não possuem essa coordenação;
·
Funcionamento
efetivo do Conselho de Classe, em reuniões bimestrais, como estabelece a
Organização Didática;
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Garantir que
os professores ministrem disciplinas dentro de sua competência específica;
Dimensão
de infraestrutura:
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Implantação de Bibliotecas setoriais
(licenciaturas, tecnologias...) em todos os campi do IFPI;
·
Disponibilidade de sala para funcionamento das
monitorias dos diversos cursos;
·
Implantação de
salas de trabalho para os professores agrupadas por núcleos disciplinares, destinadas
ao estudo, orientações, pesquisas, planejamento de ensino e demais atividades extra-classe;
·
Estruturação dos laboratórios dos cursos
(contratação de pessoal técnico responsável, material necessário);
·
Construção de banheiros para professores(as) em
cada andar e melhoria dos banheiros dos alunos.
·
Garantia do controle dos fatores determinantes das
condições de insalubridade, periculosidade, penosidade e que representem
qualquer tipo de risco à saúde dos docentes em suas atividades acadêmicas, bem
como a implantação da remuneração das mesmas;
·
Ampliação do estacionamento do campus Teresina
Central;
·
Condições de funcionamento para as atividades
acadêmicas noturnas idênticas àquelas oferecidas durante os expedientes diurnos
(ampliação do horário de funcionamento da biblioteca, funcionamento do
refeitório no horário noturno);
·
Ampliação do número de refeições servidas no
refeitório, com estabelecimento de critérios para uso do mesmo, bem como fim do
privilégio na fila do refeitório;
·
Garantia de laboratórios equipados e específicos
para atender as diferentes especificidades dos cursos do IFPI: Zoologia e
Botânica, Informática, etc.
·
Condições adequadas de funcionamento dos novos
cursos, especialmente nos campi do interior, para que a comunidade acadêmica
possa desenvolver, com qualidade, seu trabalho, que, em relação aos docentes,
implica no respeito ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e
extensão;
·
Garantia de Laboratório de Informática para os
alunos do IFPI com acesso à internet para realização de pesquisa, trabalhos,
etc.
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Ampliação da infraestrutura necessária à pesquisa
nas IFES, incluindo laboratórios, equipamentos, logística, pessoal e setores
administrativos da própria instituição com capacidade de gerenciamento eficiente
de projetos e convênios;
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Ampliação do acervo de livros da biblioteca central
do IFPI e dos campi do interior;
·
Garantia de implantação de um Sistema de segurança para
todos os campi do IFPI ;
·
Reforma imediata das salas de aula do Prédio C-
campus Teresina Central, visto que as mesmas estão funcionando com fios
desencapados;
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Imediata reativação da Lanchonete do Prédio C-campus
Teresina Vetral , com garantia de preços acessíveis aos estudantes do IFPI;
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Imediata reativação do serviço de reprodução de
textos no IFPI (cópias).
Dimensão
- Gestão:
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Realização de reuniões com os chefes de
departamentos, diretores e professores do IFPI para discussão dos problemas da
instituição;
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Realização de Concursos Públicos específicos para
as disciplinas dos cursos, seguindo o que já vem sendo feito em outros Institutos
Federais, caso do IFMA;
·
Realização de Concurso Público imediato para
contratação de Professores para suprir as necessidades dos cursos que estão com
várias disciplinas sem professores/as;
·
Definição democrática de critérios públicos para a
distribuição interna de recursos e de cargos;
·
Contratação de professores substitutos limitada às
situações eventuais de excepcionalidade para suprir a falta de professor na
carreira, por prazo determinado, decorrente de exoneração ou demissão,
falecimento, aposentadoria, afastamento para qualificação docente, licenças e
afastamentos previstos na Lei 8.112 – RJU;
·
Implementação da Lei que obriga a presença das
disciplinas Sociologia e Filosofia no currículo do Ensino Médio, em todos os
campi do IFPI;
·
Aplicação da regulamentação do conselho de
dirigentes do IFPI que ampliou a carga-horária das disciplinas de Sociologia e
Filosofia no primeiro e segundo ano do ensino médio, o que implica a
contratação de novos professores;
·
Garantir a Constituição de um Fórum de Discussão
sobre ENEM para avaliar o impacto do exame no IFPI;
·
Regulamentar
a forma de participação de professores, alunos e servidores em eventos
científicos, culturais e esportivos, estabelecendo critérios públicos,
democráticos e isonômicos para a concessão de passagens e diárias.
·
Construção de um plano de capacitação para a
Pós-graduação dos professores, de forma democrática, com a participação da
representação dos professores;
·
Criação de
um Conselho de Pós-Graduação para avaliar e deliberar sobre os cursos de
Pós-Graduação do IFPI.
Dimensão
da Democratização e Transparência
·
Garantia de que o caráter público do Instituto
Federal de Educação do Piauí, sua autonomia constitucional e a função social da
atividade docente sejam os elementos definidores das políticas de financiamento
e do regramento das relações de trabalho;
·
Instituição, Democratização e Valorização dos
colegiados dos cursos; com condições equânimes de participação na vida
acadêmico-institucional a todos os docentes, inclusive os substitutos, os em
estágio probatório e os dos campi do interior;
·
Definição de normas institucionais (estatuto,
regimento e outras) por meio de processos democráticos, dos quais participe
toda a comunidade envolvida;
·
Escolha democrática, por meio de eleições direta
com voto universal para todos os cargos
direção do IFPI (reitor, diretores geral e de ensino coordenadores dos
cursos, chefes de departamentos, etc),
com garantia de respeito aos resultados dos processos eleitorais;
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Garantia do direito de divergir e o fim das
práticas de perseguição aos professores e estudantes que se posicionam na
luta em defesa da educação pública.
·
Combate ao assédio moral, causa crescente de
doenças físicas e psíquicas dos docentes, denunciando sua ocorrência ao Ministério
Público e às Delegacias do Trabalho;
·
Garantia de realização de fóruns de discussão para
definição da implantação de novos cursos no IFPI;
·
Garantia de editais de remoção de professores e
técnicos, em conformidade com normas específicas que tratam da questão e
com critérios públicos e democráticos.
Relações
de Trabalho
·
Garantia das condições adequadas para que o
exercício do trabalho docente se desenvolva fundamentado no princípio da
indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, em busca do padrão
unitário de qualidade;
·
Eliminação de todas as formas de precarização do
trabalho docente, tais como: aumento da relação professor/aluno e de horas em
sala de aula, vinculação de parcela do salário ao cumprimento de metas
quantitativas, posto que descaracterizam a carreira e prejudicam a qualidade do
trabalho docente;
·
Impedimento de
qualquer tipo de contrato precário de trabalho, assim como dos mecanismos que
impliquem na transferência de responsabilidades docentes para estudantes de
pós-graduação, estagiários ou técnicos-administrativos;
·
Garantir transparencia na divulgação das ações e
informações para que toda a comunidade tenha acesso para se informar e se
posicinar sobre as diversas questões em todo do IFPI.
·
Permanência efetiva dos Diretores Gerais dos campi do
IFPI no interior, como forma de garantir o pleno acompanhamento das atividades
e dos problemas cotidianos destes campi, podendo assim agilizar o atendimento
das demandas da comunidade escolar.
·
PAUTA LOCAL DOS PROFESSORES – CAMPUS TERESINA
ZONA SUL
o
Dimensão
político-pedagógica:
·
Fortalecimento
do caráter avaliativo dos Encontros Educacionais em relação ao trabalho
desenvolvido no ano letivo anterior, produzindo diagnósticos e perspectivas
para o ano letivo iniciado pelo Encontro.
·
Construção a programação do Encontro Educacional também
a partir de pautas sugeridas pelos professores à Coordenação Pedagógica.
·
Adquisição
de Kit’s didático-experimentais para as áreas de Física, Química, Biologia.
Dimensão de infraestrutura:
·
Construção
de um espaço de convivência para os alunos do Campus Teresina Zona Sul.
·
Construção
de um auditório adequado às demandas do Campus.
·
Construção
de banheiros privativos para os professores, com chuveiros e estrutura adequada
à permanência na instituição.
·
Construção
de um novo prédio no do Campus Teresina Zona Sul, que atenda às crescentes
demandas das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no Campus.
·
Cobertura do
estacionamento do Campus Teresina Zona Sul.
·
Melhoria da
infraestrutura da rede de informática do Campus Teresina Zona Sul.
·
Destinação
de um Laboratório de Informática exclusivo para o curso de Licenciatura Plena
em Informática do Campus Teresina Zona Sul.
Dimensão Gestão:
·
Garantia da
realização de eleições diretas para a Direção Geral do Campus Teresina Zona
Sul.
·
Eleições
para Coordenadores dos Cursos/ Eixos Tecnológicos.
·
·
PAUTA LOCAL
DOS ESTUDANTES –CAMPUS TERESINA ZONA SUL E CAMPUS TERESINA CENTRAL
GERAIS
·
Ampliação do
Campus com a construção do Auditório, área de convivência, mais salas, visto
que o campus não dispõe de espaços para a realização das mais variadas
atividades acadêmicas;
·
Melhorias no
setor de saúde do Campus, uma vez que não há espaço suficiente para um bom
atendimento ao corpo discente;
·
Adequação
dos laboratórios, tendo em vista a falta de manutenção e materiais para o
funcionamento dos mesmos;
·
Aprimoramento
e ampliação dos projetos de extensão em incentivo à pesquisa e desenvolvimento
tecnológico;
·
Criação de
oficinas com intuito de promover uma maior fixação dos conhecimentos adquiridos
em sala;
·
Substituição
das carteiras por outras mais confortáveis e ergonomicamente adequadas aos
alunos;
·
Implementação
de uma política de assistência estudantil que garanta os seguintes benefícios:
moradia/alojamento estudantil, auxilio transporte, bolsa trabalho, bandejão
gratuito em todos os campi do IFPI, creche em todos os campi;
·
ESPECÍFICAS
·
Aulas de
aprofundamento;
·
Implantação
de simulados mensais bem como a preparação dos alunos para provas, concursos,
vestibulares e ENEM;
·
Retorno dos
Laboratórios de Redação, excluídos das atividades acadêmicas pela falta de
espaço par a realização dos mesmos;
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Criação do
Laboratório de Física;
·
Semana de
tecnologia da construção, exposição de trabalhos e pesquisas desenvolvidos
pelos alunos em conjunto com professores.
·
Criação de
um departamento de engenharia onde alunos e professores poderão desenvolver
juntos os projetos de infraestrutura do Campus.
·
Semana de
tecnologia na área de Saneamento para melhor compreensão dos conhecimentos
adquiridos em sala;
·
Atualização
dos softwares específicos para cada curso;
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