terça-feira, 19 de junho de 2012

ASSEMBLEIA COMUNITÁRIA PARA APROVAÇÃO DA LOCAL DO IFPI






Pauta local dos Professores e Estudantes do IFPI aprovada na assembleia comunitária no dia 04/06/2012

Dimensão  Político-Pedagógica:

·         Garantir autonomia para a equipe pedagógica do campus Teresina Central, para que a equipe oriente a ação pedagógica da Instituição;
·         Implementação e funcionamento regular dos Colegiados de Cursos, com o efetivo exercício de suas atribuições regimentais, dentre os quais a elaboração e discussão das ementas dos cursos;
·         Garantia da participação dos professores no planejamento dos Encontros Pedagógicos; e que estes  sejam transformados  em espaço de debate sobre os problemas, desafios e perspectivas da instituição;
·         Realização de fórum de discussão para definição de cumprimento da carga horária máxima e a atuação dos professores nos diversos níveis e modalidades de ensino do IFPI.
·         Garantia de construção de um plano de capacitação dos professores para o uso de Novas Tecnologias, em cada campus e com oferta regular.
·         Garantir a ampla divulgação e a aplicação rigorosa da Resolução que normatiza a distribuição da carga horária dos professores;
·         Construção de um plano de formação continuada para os professores do IFPI;
·         Reformulação da organização didática do IFPI - construída de forma democrática, com a participação efetiva da comunidade (professores, estudantes e técnicos);
·         Garantia do funcionamento integral da biblioteca aos sábados e no período das férias;
·         Garantia da constituição de um grupo de trabalho para realização de um estudo aprofundado sobre a metodologia de avaliação dos estudantes do IFPI;
·         Implementação de um plano de divulgação permanente sobre a oferta e o funcionamento dos cursos do IFPI para a comunidade;
·         Definição da política clara para realização das visitas técnicas, com estabelecimento de critérios públicos e democráticos, bem como a priorização da dimensão pedagógica;
·         Instalação de sistemas de som em todos os campi, utilizando-o com finalidades pedagógicas.
·         Criação de Coordenações organizadas por áreas do conhecimento e do Ensino Médio Integrado ao Técnico nos Campi que ainda não possuem essa coordenação;
·         Funcionamento efetivo do Conselho de Classe, em reuniões bimestrais, como estabelece a Organização Didática;
·         Garantir que os professores ministrem disciplinas dentro de sua competência específica;

Dimensão de infraestrutura:

·         Implantação de Bibliotecas setoriais (licenciaturas, tecnologias...) em todos os campi do IFPI;
·         Disponibilidade de sala para funcionamento das monitorias dos diversos cursos;
·         Implantação de salas de trabalho para os professores agrupadas por núcleos disciplinares, destinadas ao estudo, orientações, pesquisas, planejamento de ensino e demais atividades extra-classe;
·         Estruturação dos laboratórios dos cursos (contratação de pessoal técnico responsável, material necessário);
·         Construção de banheiros para professores(as) em cada andar e melhoria dos banheiros dos alunos. 
·         Garantia do controle dos fatores determinantes das condições de insalubridade, periculosidade, penosidade e que representem qualquer tipo de risco à saúde dos docentes em suas atividades acadêmicas, bem como a implantação da remuneração das mesmas;
·         Ampliação do estacionamento do campus Teresina Central;
·         Condições de funcionamento para as atividades acadêmicas noturnas idênticas àquelas oferecidas durante os expedientes diurnos (ampliação do horário de funcionamento da biblioteca,  funcionamento do refeitório no horário noturno);
·         Ampliação do número de refeições servidas no refeitório, com estabelecimento de critérios para uso do mesmo, bem como fim do privilégio na fila do refeitório;
·         Garantia de laboratórios equipados e específicos para atender as diferentes especificidades dos cursos do IFPI: Zoologia e Botânica, Informática, etc.
·         Condições adequadas de funcionamento dos novos cursos, especialmente nos campi do interior, para que a comunidade acadêmica possa desenvolver, com qualidade, seu trabalho, que, em relação aos docentes, implica no respeito ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
·         Garantia de Laboratório de Informática para os alunos do IFPI com acesso à internet para realização de pesquisa, trabalhos, etc.
·         Ampliação da infraestrutura necessária à pesquisa nas IFES, incluindo laboratórios, equipamentos, logística, pessoal e setores administrativos da própria instituição com capacidade de gerenciamento eficiente de projetos e convênios;
·         Ampliação do acervo de livros da biblioteca central do IFPI e dos campi do interior;
·         Garantia de implantação de um Sistema de segurança para todos os campi do IFPI ;
·         Reforma imediata das salas de aula do Prédio C- campus Teresina Central, visto que as mesmas estão funcionando com fios desencapados;
·         Imediata reativação da Lanchonete do Prédio C-campus Teresina Vetral , com garantia de preços acessíveis aos estudantes do IFPI;
·         Imediata reativação do serviço de reprodução de textos no IFPI (cópias).

Dimensão - Gestão:

·         Realização de reuniões com os chefes de departamentos, diretores e professores do IFPI para discussão dos problemas da instituição;
·         Realização de Concursos Públicos específicos para as disciplinas dos cursos, seguindo o que já vem sendo feito em outros Institutos Federais, caso do  IFMA;
·         Realização de Concurso Público imediato para contratação de Professores para suprir as necessidades dos cursos que estão com várias disciplinas sem professores/as;
·         Definição democrática de critérios públicos para a distribuição interna de recursos e de cargos;
·         Contratação de professores substitutos limitada às situações eventuais de excepcionalidade para suprir a falta de professor na carreira, por prazo determinado, decorrente de exoneração ou demissão, falecimento, aposentadoria, afastamento para qualificação docente, licenças e afastamentos previstos na Lei 8.112 – RJU;
·         Implementação da Lei que obriga a presença das disciplinas Sociologia e Filosofia no currículo do Ensino Médio, em todos os campi do IFPI;
·         Aplicação da regulamentação do conselho de dirigentes do IFPI que ampliou a carga-horária das disciplinas de Sociologia e Filosofia no primeiro e segundo ano do ensino médio,  o que implica a contratação de novos professores;
·         Garantir a Constituição de um Fórum de Discussão sobre ENEM para avaliar o impacto do exame no IFPI;
·         Regulamentar a forma de participação de professores, alunos e servidores em eventos científicos, culturais e esportivos, estabelecendo critérios públicos, democráticos e isonômicos para a concessão de passagens e diárias.
·         Construção de um plano de capacitação para a Pós-graduação dos professores, de forma democrática, com a participação da representação dos professores;
·         Criação de um Conselho de Pós-Graduação para avaliar e deliberar sobre os cursos de Pós-Graduação do IFPI.




Dimensão da Democratização e Transparência

·         Garantia de que o caráter público do Instituto Federal de Educação do Piauí, sua autonomia constitucional e a função social da atividade docente sejam os elementos definidores das políticas de financiamento e do regramento das relações de trabalho;
·         Instituição, Democratização e Valorização dos colegiados dos cursos; com condições equânimes de participação na vida acadêmico-institucional a todos os docentes, inclusive os substitutos, os em estágio probatório e os dos campi do interior;
·         Definição de normas institucionais (estatuto, regimento e outras) por meio de processos democráticos, dos quais participe toda a comunidade envolvida;
·         Escolha democrática, por meio de eleições direta com voto universal para  todos os cargos direção do IFPI (reitor, diretores geral e de ensino coordenadores  dos cursos, chefes de departamentos,  etc), com  garantia de respeito aos resultados dos processos eleitorais;
·         Garantia do direito de divergir e o fim das práticas de perseguição aos professores e estudantes  que se posicionam na luta em defesa da educação pública.
·         Combate ao assédio moral, causa crescente de doenças físicas e psíquicas dos docentes, denunciando sua ocorrência ao Ministério Público e às Delegacias do Trabalho;
·         Garantia de realização de fóruns de discussão para definição da implantação de novos cursos no IFPI;
·         Garantia de editais de remoção de professores e técnicos, em conformidade com  normas específicas que tratam da questão e com critérios públicos e democráticos.

Relações de Trabalho

·         Garantia das condições adequadas para que o exercício do trabalho docente se desenvolva fundamentado no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, em busca do padrão unitário de qualidade;
·         Eliminação de todas as formas de precarização do trabalho docente, tais como: aumento da relação professor/aluno e de horas em sala de aula, vinculação de parcela do salário ao cumprimento de metas quantitativas, posto que descaracterizam a carreira e prejudicam a qualidade do trabalho docente;
·         Impedimento de qualquer tipo de contrato precário de trabalho, assim como dos mecanismos que impliquem na transferência de responsabilidades docentes para estudantes de pós-graduação, estagiários ou técnicos-administrativos;
·         Garantir transparencia na divulgação das ações e informações para que toda a comunidade tenha acesso para se informar e se posicinar sobre as diversas questões em todo do IFPI.

·         Permanência efetiva dos Diretores Gerais dos campi do IFPI no interior, como forma de garantir o pleno acompanhamento das atividades e dos problemas cotidianos destes campi, podendo assim agilizar o atendimento das demandas da comunidade escolar.



·         PAUTA LOCAL DOS PROFESSORES – CAMPUS TERESINA ZONA SUL
o   Dimensão político-pedagógica:
·         Fortalecimento do caráter avaliativo dos Encontros Educacionais em relação ao trabalho desenvolvido no ano letivo anterior, produzindo diagnósticos e perspectivas para o ano letivo iniciado pelo Encontro.
·         Construção  a programação do Encontro Educacional também a partir de pautas sugeridas pelos professores à Coordenação Pedagógica.
·         Adquisição de Kit’s didático-experimentais para as áreas de Física, Química, Biologia.

Dimensão de infraestrutura:

·         Construção de um espaço de convivência para os alunos do Campus Teresina Zona Sul.
·         Construção de um auditório adequado às demandas do Campus.
·         Construção de banheiros privativos para os professores, com chuveiros e estrutura adequada à permanência na instituição.
·         Construção de um novo prédio no do Campus Teresina Zona Sul, que atenda às crescentes demandas das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no Campus.
·         Cobertura do estacionamento do Campus Teresina Zona Sul.
·         Melhoria da infraestrutura da rede de informática do Campus Teresina Zona Sul.
·         Destinação de um Laboratório de Informática exclusivo para o curso de Licenciatura Plena em Informática do Campus Teresina Zona Sul.

Dimensão Gestão:
·         Garantia da realização de eleições diretas para a Direção Geral do Campus Teresina Zona Sul.
·         Eleições para Coordenadores dos Cursos/ Eixos Tecnológicos.


·          

·         PAUTA LOCAL DOS ESTUDANTES –CAMPUS TERESINA ZONA SUL E CAMPUS TERESINA CENTRAL
GERAIS

·         Ampliação do Campus com a construção do Auditório, área de convivência, mais salas, visto que o campus não dispõe de espaços para a realização das mais variadas atividades acadêmicas;
·         Melhorias no setor de saúde do Campus, uma vez que não há espaço suficiente para um bom atendimento ao corpo discente;
·         Adequação dos laboratórios, tendo em vista a falta de manutenção e materiais para o funcionamento dos mesmos;
·         Aprimoramento e ampliação dos projetos de extensão em incentivo à pesquisa e desenvolvimento tecnológico;
·         Criação de oficinas com intuito de promover uma maior fixação dos conhecimentos adquiridos em sala;
·         Substituição das carteiras por outras mais confortáveis e ergonomicamente adequadas aos alunos;
·         Implementação de uma política de assistência estudantil que garanta os seguintes benefícios: moradia/alojamento estudantil, auxilio transporte, bolsa trabalho, bandejão gratuito em todos os campi do IFPI, creche em todos os campi;

·         ESPECÍFICAS

·         Aulas de aprofundamento;
·         Implantação de simulados mensais bem como a preparação dos alunos para provas, concursos, vestibulares e ENEM;
·         Retorno dos Laboratórios de Redação, excluídos das atividades acadêmicas pela falta de espaço par a realização dos mesmos;
·         Criação do Laboratório de Física;
·         Semana de tecnologia da construção, exposição de trabalhos e pesquisas desenvolvidos pelos alunos em conjunto com professores.
·         Criação de um departamento de engenharia onde alunos e professores poderão desenvolver juntos os projetos de infraestrutura do Campus.
·         Semana de tecnologia na área de Saneamento para melhor compreensão dos conhecimentos adquiridos em sala;
·         Atualização dos softwares específicos para cada curso;


Nenhum comentário: