domingo, 28 de junho de 2015

Comunicado Nº 18 - COMANDO NACIONAL DE GREVE 2015 - 25 DE JUNHO DE 2015

COMUNICADO Nº 18 – 25 DE JUNHO DE 2015
O Comando Nacional de Greve, no Dia Nacional de Lutas, Mobilizações e Paralisações dos SPF’s, realizou duas atividades externas (ato na Câmara dos Deputados e vigília em frente ao MPOG) e   reunião na sede do ANDES-SN.
01 – LISTA DE PRESENTES
02 – INFORMES GERAIS
03 – ENCAMINHAMENTOS
05 – QUADRO ATUALIZADO DA DEFLAGRAÇÃO DA GREVE NAS IFE
LISTA DE PRESENTES:
25/06/2015: Diretoria: Claudia March, Paulo Rizzo, André Guimarães, Maria Regina, Fausto Camargo e Claudio Freire (Regional Pantanal) Delegados: Arturo Gouveia de Araújo (ADUFPB), Solange Maria Kerpel (ADUFCG-PATOS), Salomão Nunes Santiago (ADUFAL), Airton Paula Souza (ADUFS), José Belizário Neto (ADUA),  Farayde Matta Fakhouri (ADUFDOURADOS), Valdeci Luiz Fontoura dos Santos (ADLeste), Tiago Iwasawa Neves (ADUFCG), Ailton Lima Miranda (ADUFPA), Luciana S. Collier  (ADUFF), Maelisson Silva Neves (ADUFMAT), Sofia Dionizio Santos (ADUC), Otávio Augusto Alves da Silveira (UFSC), Augusto Cesar Gomes (ADUFAC), Melque da Costa Lima (SINDUFAP), Cleusa Santos (ADUFRJ). Observadores: Diego Ferreira Marques (APUB), Marcos Pedroso (ADUFS), Maria Luzinete (ADFMAT), Elizabeth Barbosa (ADUFF).
INFORMES GERAIS:
– Foi realizada reunião na UnB com representantes do Andes, Fasubra, Oposição de Esquerda da UNE e ANEL, no dia 24/06/2015. A pauta envolvia aprovação da arte de divulgação do Seminário da Educação Federal e discussão da metodologia do mesmo. Ao longo das discussões, foi redefinido o nome do evento para “Reunião Ampliada da Educação Federal”, a ser realizada no dia 06 de julho de 2015, com a seguinte programação: Mesa de conjuntura (9h às 12h), composta por representantes das entidades organizadoras do evento;  Grupos de Trabalho (14h às 17h) para discutir os cortes na educação pública federal; e  Plenária Final (17h30m às 18h30m ) para levantamento dos principais eixos discutidos nos GTs e que comporão o manifesto final do evento . Foi aprovada criação de comissão de elaboração de carta do evento, que deverá sintetizar as discussões do evento, cuja distribuição deverá ocorrer no dia seguinte, na caravana da educação federal. A próxima reunião acontecerá no dia 01 de julho, às 17 horas, na sede do ANDES – SN, para discutir os detalhes da realização dos eventos.

No dia 25/06/15, às 9h, ocorreu reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos SPF, para definir a atuação do Fórum na Reunião com o MPOG, que ocorreria às 14h da mesma data. Foi consensuado entre as Entidades que a intervenção na Reunião seria no sentido de garantir que, qualquer que fosse a proposta, a resposta do Fórum ocorreria após a análise das bases, mas que reafirmaríamos  o conjunto da nossa pauta (Campanha Salarial Unificada) e que não trataríamos de demandas específicas de cada categoria. Ficou ainda estabelecido que as falas do Fórum seriam das Entidades em greve e/ou com indicativo aprovado. Enfatizou-se a necessidade de sairmos da Reunião com o governo (MPOG) com agendamento de data para nova reunião com o Fórum.
– Hoje pela manhã, o CNG do ANDES-SN realizou ato na porta do Auditório Nereu Ramos na Câmara do Deputados , juntamente com os companheiros membros do Fórum dos SPF, onde acontecia o Seminário Nacional “O futuro da Educação Brasileira”. O CNG chegou antes do início do Seminário levando faixas, cartazes e bandeiras e se posicionou na porta do Auditório para aguardar o Ministro que viria realizar a fala de abertura. Foram cantadas músicas e entoadas diversas palavras de ordem. O Ministro entrou no auditório acompanhado de seguranças, passando pelo ato realizado pelos professores. O Ministro deixou o Auditório por uma porta alternativa para não ter que passar pela concentração dos professores. Em seguida foi realizada uma passeata pelos corredores da Câmara dos Deputados sendo acompanhados por vários jornalistas que filmara e fotografaram toda a manifestação.
 – Na tarde de 25/06/2015,  o CNG do ANDES-SN realizou vigília junto com os Servidores públicos federais em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão enquanto ocorria a reunião do Fórum dos SPF com o MPOG. Seus representantes Paulo Rizzo e Airton Paula Souza, subiram para a reunião. Foi realizado um grande ato junto com os demais Servidores Públicos Federais presentes, com faixas, cartazes e bandeiras enquanto a reunião ocorria. Foram cantadas músicas e entoadas diversas palavras de ordem.
 – Nesta mesma tarde, ocorreu a reunião marcada pelo Secretário de Relações de Trabalho do MPOG, Sérgio Mendonça, para a qual foram convocadas mais de cinquenta entidades de servidores federais e na qual o Secretário deveria apresentar a resposta do governo à pauta de reivindicações apresentada pelo Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Federais. O CNG ANDES-SN esteve representado por Paulo Rizzo e Airton Paula de Sousa. A reunião teve início com uma hora e meia de atraso. Ao abri-la, o Secretário informou que iria apresentar a proposta do governo para o reajuste salarial. Informou que o governo teria feito suas projeções econômicas e orçamentárias para os próximos anos, levando em conta projeções de crescimento do PIB, da inflação, do crescimento vegetativo da folha de pagamento e que a proposta seria para os próximos quatro anos: 2016, 2017, 2018 e 2019. Apresentou, então, a proposta de um índice de 21,3%, acumulado nestes 4 anos , sendo 5,5% em 2016, 5,0% em 2017, 4,75% em 2018 e 4,5% em 2019. Tal índice poderia ser aplicado como reajuste linear ou em reorganizações de tabelas salariais e reorganizações de carreiras. Seguiu-se uma fase de questionamentos e explicações pelo Secretário. Os principais questionamentos relacionaram-se ao fato de que o governo tratava apenas de um ponto da pauta, nada dizendo sobre outros itens, como benefícios, concursos, entre outros; que a proposta não considerava a inflação de 2015; que o Fórum defendia negociação para apenas um ano e não para vários anos; se o tratamento dos demais pontos estaria condicionado à assinatura de acordo com a proposta salarial do governo e que proposta teria para a continuidade das negociações. O Secretário, embora tenha dito que se tratava de uma proposta para negociação, afirmou, em tom de ameaça, que a assinatura do acordo em torno da proposta de quatro anos seria condição para ter reajuste e para tratar dos demais pontos. As entidades, em expressiva unidade, rechaçaram a proposta do governo, afirmaram ser ela inaceitável e apresentaram a proposta de realização de nova reunião no dia 7 de julho, para a qual o Fórum trará a resposta das bases das entidades e que o governo deve trazer revisão da proposta e que não devam ocorrer reuniões setoriais antes da reunião do dia 07. O CNG estará avaliando este processo em sua reunião do dia 26/06.
ENCAMINHAMENTOS:
– Fortalecer a participação das Seções Sindicais na Reunião Ampliada do Fórum das Entidades Nacionais dos SPF, dia 28 de julho,  das 9h às 18h, em Brasília-DF (Hotel Brasília Imperial);
– Articular, junto aos técnico-administrativos e estudantes, participação, com a organização de caravanas, nas atividades Nacionais da Educação Federal “Contra os cortes no orçamento e por mais investimento público”, nos dias 06 e 07 de julho, em Brasília-DF:
A) 06/07: Reunião da Educação Federal;
B)  07/07: Caravana em Defesa da Educação Pública;
– Participar de Ato no MPOG (Ministério do Planejamento), em Brasília, por ocasião da próxima reunião entre o governo e o Fórum das Entidades dos SPF, no dia 07/07, 14h.
QUADRO ATUALIZADO DA DEFLAGRAÇÃO DA GREVE NAS IFE:
(Em destaque as Seções com novas deflagrações).
NúmeroSeção SindicalIFE
01ADUFACUniversidade Federal do Acre
02ADUAUniversidade Federal do Amazonas
03SINDUFAPUniversidade Federal do Amapá
04ADUFRAUniversidade Federal Rural da Amazônia
05ADUFPAUniversidade Federal do Pará
06SINDUNIFESSPAUniversidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
07SINDUFOPAUniversidade Federal do Oeste do Pará
08ADUNIRUniversidade Federal de Rondônia
09SESDUF-RRUniversidade Federal de Roraima
10SESDUFTUniversidade Federal de Tocantins
11SINDIFPIInstituto Federal do Piauí
12ADUFERSAUniversidade Federal Rural do Semiárido
13ADUFALUniversidade Federal de Alagoas
14ADUFSUniversidade Federal de Sergipe
15ADUFPBUniversidade Federal da Paraíba
16SINDUNIVASFUniversidade do Vale do São Francisco
17APUBUniversidade Federal da Bahia
18APURUniversidade do Recôncavo da Bahia
19ADUFOBUniversidade Federal do Oeste da Bahia
20APRUMAUniversidade Federal do Maranhão
21ADUFCGUniversidade Federal de Campina Grande
22ADUFCG-PATOSUniversidade Federal de Campina Grande – Patos
23ADUCUniversidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras
24ADUFMATUniversidade Federal do Mato Grosso
25ADUFMAT- RONDONÓPOLISUniversidade Federal do Mato Grosso – Rondonópolis
26CAMPUS GOIÁSUniversidade Federal de Goiás
27ADCAJUniversidade Federal de Goiás – Jataí
28ADUFDOURADOSUniversidade Federal da Grande Dourados
29ADUFMSUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul
30ADLESTEUniversidade Federal do Mato Grosso do Sul – Três Lagoas
31ADUFFUniversidade Federal Fluminense
32ADUFRJUniversidade Federal do Rio de Janeiro
33ADUFTMUniversidade Federal do Triângulo Mineiro
34ADUNIFESP-SSindUniversidade Federal de São Paulo
35ADOMUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
36ADUFLAUniversidade Federal de Lavras
37UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina
38SEÇÃO SINDICAL DO ANDES-SN na UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário: