sexta-feira, 17 de agosto de 2012

REUNIÃO COM PROFESSORES DO CAMPUS ANGICAL

COMANDO DE GREVE E SINDIFPI PROMOVEM REUNIÃO COM PROFESSORES DO CAMPUS ANGICAL

O Comando Estadual de Greve e diretores do SINDIFPI participaram de uma reunião com os professores do Campus Angical, na manhã desta quarta-feira, 15 de agosto.
Na reunião, os professores de Angical informaram sobre a situação do movimento grevista em seu campus, explicando que, apesar de uma certa resistência inicial da direção local, não houve atos de retaliação ou conflitos com a mesma, embora haja uma dificuldade na promoção de atividades no interior do campus durante a greve. Foi informado também que há uma resistência significativa por parte dos estudantes e dos pais quanto ao movimento grevista, pois a falta de informações os leva a interpretar a greve como um movimento local, sem entender seu contexto político e sua dimensão nacional.
Os professores entendem que é necessário intensificar a divulgação de informações sobre a greve em todos os canais de que o SINDIFPI dispõe, que atinjam o maior número possível de estudantes e a sua comunidade, utilizando-se de meios como o blog, as redes sociais, e a imprensa, esclarecendo pontos como a garantia de que o ano e o período letivo não serão perdidos, atualizando informações sobre os campi do IFPI que estão em greve e sobre a situação da greve em nível nacional. Quanto a isso, o SINDIFPI esclareceu que faz um trabalho permanente de atualização e divulgação das informações, solicitando a cada professor que amplie a divulgação dessas informações através da sua rede de contatos.
Em um segundo momento, o Comando de Greve do IFPI deu os últimos informes da greve e das atividades realizadas pelo SINDIFPI. Os professores foram informados quanto à apresentação do SINDIFPI na posse dos novos docentes, ocorrida no dia 01/08, receberam esclarecimentos sobre as notícias quanto ao possível corte de ponto, sobre as negociações com o conjunto dos servidores públicos federais em greve, as atividades do Comando Nacional de Greve do ANDES-SN e a reunião da comissão de negociação (composta por dois professores, dois técnico-administrativos, dois estudantes e o presidente do SINDIFPI) com o Colégio de Dirigentes do IFPI para tratar da pauta local de reivindicações, marcada para o dia 20 de agosto.
Por fim, o SINDIFPI apresentou aos professores do Campus Angical a análise da proposta de reposição salarial e de carreira apresentadas pelo governo no último dia 24/07, explicando as tabelas e justificando os motivos pelos quais a proposta foi rejeitada massivamente pelos professores federais. Os professores compreendem que o movimento grevista deve continuar e se fortalecer em busca da reabertura das negociações, para que as reivindicações contidas na pauta sejam realmente negociadas com seriedade entre o governo e os sindicatos que representam os professores federais.
O SINDIFPI parabeniza os professores do Campus Angical pela clareza quanto ao movimento grevista e pelo compromisso com a luta por uma educação pública de qualidade, demonstrado por sua presença permanente no Campus e pela preocupação em aprofundar o envolvimento da comunidade com a instituição. 
A GREVE É FORTE, A LUTA É AGORA!

Imagens da reunião 






2 comentários:

Lossian Barbosa Bacelar Miranda disse...

"... Depois de muita cobrança e da nossa resistência a reitoria do IFPI passou a reconhecer a existência do movimento paredista na instituição. Dessa forma, essa reunião será uma oportunidade importante para tratarmos dos problemas locais com aqueles que podem responder aos questionamentos e encaminhar as soluções". [Postagem do dia 16/09/01].

Quer dizer que a instituição está parada a quase 3 meses (não me lembro de greve de três meses em meus quase 20 anos na rede federal) e só agora o reitor veio reconhecer que existe greve? Aceito o convite para tomar o café, mas depois disto não quero beber mais nada.

Lossian Barbosa Bacelar Miranda

genisson disse...

essa greve está prejudicando muitos alunos pois isso causa perda do ano letivo e muitos alunos estão revoltados se lamentando da falta de aula no instituto.
está na hora d vcs entrarem em acordo e acabar com a greve q vai melhorar tudo os professores resolvem isso depois para o instituto não sair como culpado