Car@s Professores/as do IFPI,
Este é um momento decisivo para a
nossa luta. Na reunião ocorrida no dia 01/08/2012, entre o governo e os 04
sindicatos que representam os docentes federais em greve (ANDES, SINASEFE, CONDSEF e PROIFES), o Ministério do Planejamento -
MPOG adotou uma postura autoritária e truculenta, dando as negociações por
encerradas ao afirmar que iria assinar o
acordo com o PROIFES, que aceitou a proposta apresentada no dia
24/07. O governo ignorou que as bases do
ANDES –SN, SINASEFE E CONDSEF recusaram integralmente, em assembleias, a proposta
do governo, decidindo pela continuidade da greve. Mais grave ainda, o
governo decide assinar um acordo com uma federação (PROIFES) que só representa 07
(sete) universidades em um universo de
59, e cujas bases recusaram o
acordo, em 05(cinco) dessas 7 representadas. Os números que o PROIFES
apresenta como favoráveis à proposta foram obtidos por meio de votações eletrônicas,
um processo cuja lisura é questionável, e no qual houve casos absurdos de se considerar que 100% dos docentes de uma
instituição foram favoráveis ao acordo, embora tenha sido computado apenas um
voto (conforme imagem abaixo).
Portanto, a orientação do ANDES-SN é
a continuidade e radicalização da greve, pois as nossas reivindicações não
foram sequer consideradas na mesa de negociação, muito menos atendidas.
A situação crítica a qual chegamos é
responsabilidade do governo DILMA, que passou 57 dias ignorando a greve e as
nossas reivindicações, apresentou uma proposta fingindo apresentar duas, e não
se dispôs a negociar efetivamente, usando de chantagens e ameaças para desviar
a atenção dos professores e FUGIR da RESPONSABILIDADE, como faz desde agosto de
2011.
Nesse contexto, o SINDIFPI CONCLAMA os/as professores/as do
IFPI a participarem ativamente da nossa GREVE, que é uma construção coletiva. A conjuntura exige o fortalecimento e a intensificação da nossa resistência frente
ao golpe/farsa orquestrado/a pelo
GOVERNO E O PROIFES. Cabe destacar também
que o SINDIFPI precisa de colaboração financeira, para continuar realizando as
diversas atividades necessárias para a manutenção da greve, como o deslocamento
para os campi do interior e a produção de material impresso.
Portanto, a responsabilidade dos rumos da GREVE
no IFPI é de todos, sobretudo porque o movimento paredista tem por intencionalidade
a conquista de direitos que são coletivos. Dessa forma, convidamos os/as
professores/as a assumirem de forma efetiva o papel de sujeito no fortalecimento
da nossa greve!!
FARSA MONTADO PELO PROIFES PARA AJUDAR O GOVERNO E TRAIR OS PROFESSORES EM GREVE.
Um comentário:
O Problema do PROIFES
Acompanhei de perto o movimento sindical nos últimos 30 anos e não vi antes o panorama que a negociação do Governo com o PROIFES nos apresenta. Vamos simular e “matematizar” o caso para ver se melhor entendemos. Quatro camaradas A, C, P e S negociam com o patrão e querem 100. P diz: “me contento com 60”. Dentro de uma situação tipicamente privada seria fácil a solução: P receberia 60 e o patrão passaria a negociar com os três restantes. O problema é que na esfera pública todos têm que receber iguais valores e, portanto, o consenso é inevitável. A menos que se divida o problema em duas etapas, a saber, P sai da negociação recebendo 60, valor este que é concedido, também, aos três restantes, os quais em uma nova negociação pedirão os 40 restantes, os quais, se conseguidos, terão que ser concedidos, também, a P. Ao agir desta forma P delega poderes para os três restantes negociarem em seu lugar. E aqui aparece um interessante problema matemático com fortes aplicações político-sociais:
Em termos percentuais, qual terá sido a contribuição de P e dos demais negociadores caso os três restantes consigam o valor 60+x, sendo 0<x<40?
Generalize para n negociadores que pedem um valor arbitrário v e um deles, P1, se contenta com v-q1 e após renegociação os demais conseguem v-q1+x (0<x<q1)? Analise também o caso em que r negociadores P1,...,Pi,...,Pr (0<r<n) se contentam respectivamente com valores v-q1,...,v-qi,...,v-qr e após renegociação os demais conseguem um valor maior v-min{qi}+x, com 0<x<min{qi}?
OBSERVAÇÃO: podemos também considerar o sinal “menor ou igual que”.
Chamarei este problema de “Problema do PROIFES”, pois, mesmo que seja aparentemente fácil de resolver, é complicado, sendo, realmente, um desafio na busca dos princípios básicos da proporcionalidade.
Lossian Barbosa Bacelar Miranda – Presidente fundador do SINDIFPI.
Postado por Pyaugohy.blogspot.com.br
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